Introdução à biorobótica

3469 palavras 14 páginas
Introdução

O que é robótica

A robótica é um ramo da informatica que estuda a construção de robôs que engloba computadores, robôs e computação, que trata de sistemas compostos por partes mecânicas automáticas e controladas por circuitos integrados, tornando sistemas mecânicos motorizados, controlados manualmente ou automaticamente por circuitos eléctricos. Ela envolve várias outras disciplinas como: engenharia mecânica e elétrica, inteligência artificial, engenharia eletrônica, física entre outras.
As máquinas, pode-se dizer que são vivas, mas ao mesmo tempo são uma imitação da vida, não passam de fios unidos e mecanismos, isso tudo junto concebe um robô. Cada vez mais as pessoas utilizam os robôs para suas tarefas. Em breve, tudo poderá ser controlado por robôs. Os robôs são apenas máquinas: não sonham nem sentem e muito menos ficam cansados. Esta tecnologia, hoje adaptada por muitas fábricas e indústrias, tem obtido de um modo geral, êxito em questões levantadas sobre a redução de custos, aumento de produtividade e os vários problemas trabalhistas com funcionários.

O que é um robô?

A palavra “robô” significa “trabalho forçado”, teve sua origem por volta de 1920
(Karel Capeck). Entretanto, somente a partir de 1950, com Isaac Asimov, foi que ganhou popularidade. Não há ainda um consenso geral sobre a definição de robô. Além disso, o campo da robótica é uma área de pesquisa muito ativa, na atualidade, de modo que se pode esperar o surgimento de robôs com níveis de autonomia1 e inteligência cada vez maiores. Com a adaptação e evolução a definição de “robô” pode ser dada de uma maneira mais geral como “uma máquina que sente, pensa e atua”. Trabalha-se na construção de robôs baseando suas arquiteturas em protótipos biologicamente inspirados. Conseqüentemente, existem hoje robôs com patas com asas e até mesmo com corpo multisegmentado, propiciando um movimento rastejado. Nota-se, portanto, que os diversos modelos de robôs que surgiram nas

Relacionados

  • Trabalhos
    1389 palavras | 6 páginas