Introdução a geologia de engenharia - ufabc - lista 4 - claudia paiva

3261 palavras 14 páginas
LISTA DE EXERCÍCIOS – BLOCO 4
INTRODUÇÃO À GEOLOGIA DE ENGENHARIA
PROF. CLÁUDIA PAIVA

1.EXPLIQUE A GEOMORFOLOGIA COMO CIÊNCIA E SUAS APLIACAÇÕES PARA A ENGENHARIA AMBIENTAL E URBANA.
Ciência que estuda as formas de relevo, considerando sua origem, estrutura, natureza das rochas, o clima da região e as diferentes forças endógenas e exógenas (fatores construtores e destrutores do relevo terrestre).
Geomorfologia é a ciência que estuda a gênese e a evolução das formas de relevo sobre a superfície da Terra, onde estas formas são resultantes dos processos atuais e pretéritos ocorridos nos litotipos existentes (CHRISTOFOLETTI, 1980).
Para a engenharia ambiental, ter conhecimento da gênese do local auxilia a entender o histórico de evolução da superfície no local, a ação do clima, os acidentes geológicos existentes, o que leva a decisões diferentes em relação a projetos. Por exemplo: saber a origem das rochas pode ser importante para definir como será feita uma fundação de um projeto, como será feita uma obra de terraplenagem, decidir se o projeto será desenvolvido no local, se a estrutura deve ser resistente a abalos sísmicos, entre outras decisões envolvidas com projetos e manejos de populações faunísticas e florísticas (sabendo a origem do solo, o tipo de clima durante períodos mais longos, entre outros fatores, pode-se procurar locais os mais parecidos possíveis para fazer o manejo).

2. DISCORRA SOBRE AS DIFERENÇAS SOBRE FORÇAS ENDÓGENAS E EXÓGENAS.
Forças endógenas são as responsáveis pela estruturação das formas de relevo. Elas resultam da dinâmica interna da Terra, que envolvem a estrutura da Terra, a dinâmica da litosfera e os fenômenos magmáticos, tectônicos, orogenéticos e epirogenéticos. Forças exógenas são as que modelam o relevo e resultam da dinâmica da atmosfera e da atividade biológica na superfície da Terra. Os processos exógenos são intemperismo, erosão, transporte e deposição que atuam através da ação dos seus agentes que são as chuvas, os

Relacionados

  • Censo Ead
    58689 palavras | 235 páginas
  • Burocracia de Médio Escalão: perfil, trajetória e atuação
    97065 palavras | 389 páginas
  • dj6obdb3l8 20141120081131872 70536
    130579 palavras | 523 páginas