introdução a critica da geneologia da Moral de Nietzsche

6171 palavras 25 páginas
PARA UMA INTRODUÇÃO DA
CRÍTICA GENEALÓGICA DA
MORAL EM NIETZSCHE
GUSTAVO AUGUSTO DA SILVA FERREIRA - Graduado em Teologia Pelo Instituto João Calvino de
Humanidades (IJCH) ; Graduando em Filosofia na Universidade Estadual do Ceará (UECE).
E-mail: professorgustavoferreira@hotmail.com.br

Resumo: O presente trabalho tem como principal temática a problemática da moral que se dá na sociedade pós-moderna. A moral ocidental herdada da cultura europeia, influenciou e influencia até hoje o âmbito da política, da ética e da economia. Questões como: ‘‘o que é certo e errado?’’, ‘‘o que é bem e mal?’’, ‘‘será que realmente existem princípios universais, e se existem, por que se modificam e por que são seguidos, já que são universais?’’, ‘‘qual o interesse do homem nisso?’’. A genealogia da moral surge não apenas como um questionamento acerca das origens da moral na história antropológica, mas também como um questionamento acerca da sua aplicação em todos os atos humanos. Fundamentado no pensamento do filósofo alemão Friedrich Nietzsche, iremos expor a moral em sua genealogia e suas consequências. A conclusão disso será uma ideia de onde a civilização chegou com seus valores e o questionamento sobre quais valores seguir, aceitar e criar.
Palavras-chave: Trabalho. Moral. Homem. Valores.
Resumen: Este trabajo tiene como tema principal el tema de la moral, que tiene lugar en la sociedad post-moderna. El legado moral de la cultura europea occidental ha influido e influye incluso en la actualidad en las políticas, la ética y la economía. Preguntas tales como: “¿ Lo que es bueno y lo malo?”,
“¿Qué es el bien y el mal?”, “¿Habrá realmente son principios universales, y si no, por qué cambiar y por qué se siguen, ya que son universales?”, “¿que el interés del hombre en eso?”. La genealogía de la moral se presenta no sólo como una cuestión sobre los orígenes de la moral de la historia antropológica, sino también como una investigación sobre su aplicación en todos los actos humanos.

Relacionados

  • A vida de nietzsche
    1493 palavras | 6 páginas
  • Deleuze
    60976 palavras | 244 páginas