Introdução_Liderança

1073 palavras 5 páginas
INTRODUÇÃO:
A liderança é um tema importante para os executivos devido ao papel fundamental que os líderes representam na eficácia dos grupos e das organizações. Os líderes são responsáveis pelo sucesso ou pelo fracasso da organização. Portanto, liderar não é uma tarefa simples, pelo contrário, liderança exige paciência, disciplina, humildade, respeito e compromisso, pois a organização é um ser vivo dotado de colaboradores dos mais diferentes tipos.
De fato, os líderes influenciam seguidores, por este motivo, muitos acreditam que eles têm por obrigação considerar a ética de suas decisões. Apesar de a liderança ser importante para a gerência e estreitamente relacionada a ela, liderança e gerência não são os mesmos conceitos. Planejamento, orçamento, controle, manutenção da ordem, desenvolvimento de estratégias e outras atividades fazem parte do gerenciamento. Gerência é o que fazemos e a liderança é quem somos.
A palavra liderar, em seu infinitivo, significa conduzir. O líder é aquele que conduz a sua equipe. Conduzir pode ser compreendido com a forma de mostrar o caminho, assim, como cita Henry Miller: “O verdadeiro líder não tem necessidade de liderar, contenta-se em apontar o caminho”. Pode-se dizer que isto se resume em um verdadeiro líder, pois todo dirigente vai além de apontar a direção. Ele faz o que é possível, extrai o melhor de cada um, mostra a todos que são capazes e podem ir além, acompanha de perto passo a passo de cada situação, desenvolve líderes de excelência, sabe fazer amigos e bons profissionais e o principal, orienta os esforços dos membros de sua equipepara o alcance de objetivos comuns. Baseando-se em ideias e princípios. Logo, fica claro que não há líder sem seguidores. No entanto, chefiar é o processo contrário. Ele tem a autoridade para mandar e exigir obediência dos elementos do grupo porque muitas vezes se considera superior a eles.
O líder possui traços de personalidade, habilidades, atitudes e outras características pessoais que são

Relacionados