INTRODUÇÃO GEOMORFOLOGIA

1240 palavras 5 páginas
Clima
Predomina o clima tropical atlântico, na região central do território paulista, e tropical de altitude, nas regiões mais altas, como na Serra da Mantiqueira e Serra do Mar. A temperatura média anual de 20º a 22º C.
O clima é caracterizado por estações úmidas e secas bem definidas na maior parte do Estado, exceto nas encostas da Serra do Mar, próximo à costa, onde a estação seca é muito curta.
Embora o clima seja basicamente tropical, geadas esporádicas podem ocorrer durante o inverno (junho a agosto) em regiões de baixa altitude do centro-oeste (depressão periférica do Planalto Ocidental) e, regularmente, nas montanhas acima de 1.200m de altitude.
Hidrografia
O território do Estado de São Paulo fica localizado, em sua maior parte, na bacia hidrográfica do Paraná.
O Rio Paraná com 2.940 km nasce na junção dos rios Paranaíba e Grande, na divisa de Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo. Apresenta o maior aproveitamento hidrelétrico do Brasil, abrigando por exemplo, a Usina de Itaipu.
Os principais rios paulistas são importantes geradoras de energia. Estão instaladas no Rio Tietê as usinas hidrelétricas de Promissão, Ibitinga, Bariri e Barra Bonita; no Rio Paranapanema temos a usina hidrelétrica de Chavantes, Rosana, Três Irmãos e Jurumirim; e no Rio Grande as usinas de Estreito e Camargos, entre outras.
Os rios também representam importante meio de transporte de cargas. A hidrovia Tietê-Paraná conta com 2.400 km de extensão, sendo que 800 km de vias navegáveis estão no Estado de São Paulo.
No lado leste do Estado, encontramos o Rio Paraíba do Sul, a principal fonte de água do Vale do Paraíba e de boa parte do Estado do Rio de Janeiro.

Principais rios do Estado de São Paulo
Relevo
O território do Estado de São Paulo é formado, basicamente, de uma planície litorânea estreita, limitada pela serra do Mar, e de planaltos e depressões no resto do território.
O relevo do estado de São Paulo é subdividido nas seguintes unidades geomorfológicas:

Relacionados