Introdução citologis

2570 palavras 11 páginas
Aula 1 - Microscopia de luz

-Limite de resolução do olho humano: 0,2nm
-Um microscópio de luz comum possui três conjuntos de lentes, as quais são : condensador, objetiva e ocular.
-A luz visível, com comprimento de onda entre 0,4 e 0,7nm, é produzida a partir de um filamento de tungstênio de uma lâmpada incandescente comum.
-A luz visível, com comprimento de onda entre 0,4 e 0,7nm, é condensada no objeto pelo condensador e após atravessar o objeto, essa luz entra na objetiva, que aumenta a imagem (5x a 100x) e projeta no plano focal da lente ocular, que, por sua vez, aumenta mais um pouco a imagem (5x a 20x) e a projeta na retina do observador.

-Comprimento de onda da luz visível: 0,4nm (violeta) a 0,7um (vermelho-escuro).
- São as lentes objetivas que determinam o limite de resolução do microscópio.

Limite de resolução
- É a menor distância entre dois pontos que possibilita ao olho humano ou a instrumento óptico visualizá-los como pontos distintos. Objetos situados a distâncias menores que o limite de resolução, são vistos como um só.
-As lentes no microscópio de luz são formadas por um conjunto de lentes que corrigen as aberrações causadas pelos desvios.

-Aberração esférica
Raios de luz incidentes próximos à borda das lentes são muito mais refratados do que raios que incidem próximos ao eixo óptico. Em vez de se refratar no ponto focal, os raios se refratarão na frente ou atrás dele, formando, ao redor do ponto focal, um halo luminoso concêntrico, que deteriora a qualidade da imagem.
Aberração Cromática
Dispersão produzida por lentes que possuem diferentes índices de refração para diversos comprimentos de onda luminosa

- Na objetiva de aumento 100x a distância da lente para o objeto é muito pequena (por volta de 2mm) e como a abertura da lente é muito pequena, deve-se utilizar óleo de imersão para observação, pois o óleo possui praticamente o mesmo índice de refração do vidro, e com isso, uma maior quantidade de luz entrará na objetiva

Relacionados