INTRODUÇÃO AS NORMAS DE UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO

1386 palavras 6 páginas
INTRODUÇÃO AS NORMAS DE UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO

1. OBJETIVO Conhecer as normas de segurança e utilização das vidrarias e equipamentos de laboratório.

2. INTRODUÇÃO
2.1 - EXTINTORES DE INCÊCNDIO E SEUS USOS
2.1.1 - CLASSIFICAÇÃO DO FOGO O fogo a ser extinguido está divido por classes, sendo assim, existem extintores específicos para cada classe de fogo. A NR – 23, que trata da Proteção Contra Incêndios classifica o fogo como:
Classe A - são materiais de fácil combustão com a propriedade de queimarem em sua superfície e profundidade, e que deixam resíduos, como: tecidos, madeira, papel, fibras, etc.;
Classe B - são considerados inflamáveis os produtos que queimem somente em sua superfície, não deixando resíduos, como óleo, graxas, vernizes, tintas, gasolina, etc.;
Classe C - quando ocorrem em equipamentos elétricos energizados como motores, transformadores, quadros de distribuição, fios, etc.;
Classe D - elementos pirofóricos como magnésio, zircônio, titânio.

2.1.2 - USOS POR CLASSIFICAÇÃO
Classe A: O extintor de Água é considerado o mais eficiente nesses casos, pois satura o material e impede a reignição do fogo. No estágio inicial podem ser usados os extintores de Pó Químico ou CO² (pouco eficientes).
Classe B: O extintor de Pó Químico é recomendado porque abafa o fogo e interrompe a cadeia de combustão. A cortina de fumaça protege o operador. O extintor de CO² também e considerado eficiente, pois não deixa resíduos. Nesses casos o extintor de Água espalha o fogo.
Classe C: O extintor de Pó Químico e o de CO² também são eficientes porque não são condutores de eletricidade. O primeiro protege o operador do calor, o segundo não deixa resíduos e não danifica equipamentos. O extintor de Água é proibido por ser condutor de eletricidade.
Classe D: Nos incêndios Classe D, será usado o extintor tipo "Químico Seco", porém o pó químico será especial para cada material.

2.1.3 - INSPEÇÃO DOS EXTINTORES Todo extintor deverá ter uma ficha de

Relacionados

  • Artigo
    5173 palavras | 21 páginas
  • IAVE F Sica E Qu Mica A 10
    115613 palavras | 463 páginas