Introdução ao folguedo do Samba de Véio da Ilha do Massagano

500 palavras 2 páginas
Introdução ao folguedo do Samba de Véio da Ilha do Massagano
Petrolina/PE

HISTÓRICO

Desde que o samba é samba...
Este título de um samba de Caetano Veloso diz muito bem o que se pode encontrar na Ilha do Massangano, situada na cidade de Petrolina, sertão de Pernambuco.

Existem várias teorias sobre a origem do Samba de Véio, mas o que importa é que quando se forma a roda, os casais vão entrando para o centro, sambam, pulam, riem muito e dão a famosa umbigada, e desta forma todos participam. Durante a dança, uma das dançarinas desafia a lei da gravidade fazendo evoluções, equilibrando uma garrafa de aguardente na cabeça. É impossível não entrar na roda do Samba de Véio. Afinal, desde que o samba é samba é assim .

JUSTIFICATIVA

Nesse contexto encontra-se a pequena população da Ilha do Massangano, cerca de 150 famílias, bastante ativa, vive praticamente da agricultura, planta frutas e hortaliças e vende nas feiras livres da cidade.
Os habitantes da pequena Ilha fizeram uma curiosa combinação entre o reisado e o Samba de Véio. Eles saem de porta em porta, e em cada uma cantam o tradicional repertório do reisado pedindo que se abra a porta. Quando esta é aberta, irrompe o Samba de Véio, vibrante, convulsivo, frenético e trepidante.
Sendo o folclore um dos principais fatores que contribuem para a identificação do que poderíamos denominar o símbolo da nacionalidade. Já é comprovada a importância e o valor das manifestações folclóricas na tarefa educativa.
Nessa perspectiva o SESC entende que, “educar não é uma ação restrita ao conhecimento livresco e tampouco uma atividade que se impõe ao ser humano. É algo que permeia todos os momentos da vida e se constrói na parceria com o indivíduo.”
Compreendendo esses princípios, e sempre respeitando o saber de cada um, o SESC busca descobrir com a população ribeirinha a realidade em que ele vive, valorizar sua identidade cultural, desenvolver, enfim, todas as potencialidades que o ser humano traz, latentes

Relacionados