introdução ao cetiscismo

1292 palavras 6 páginas
1- INTRODUÇÃO AO CETICISMO

Ceticismo é a doutrina constante de questionamentos, segundo os céticos não é possível argumentar sobre a verdade absoluta de nada. Com o passar do tempo, o ceticismo se dividiu em duas linhas, o filosófico e o ceticismo científico.
O filosófico começa com a escola de Pirro, o fundador do ceticismo. Seus adeptos acreditavam na impossibilidade de alcançar o total conhecimento e adotaram métodos empíricos para afirmação deste. O ceticismo filosófico dedicou-se a examinar criticamente o conhecimento e a percepção sobre a verdade.
O ceticismo científico tem ligação com o ceticismo filosófico, o que é a base de tudo. Seus seguidores para constatar a validade das coisas usam os métodos científicos. As evidências científicas são mais utilizadas na área da saúde, onde os experimentos não podem colocar em risco a vida das pessoas.
O ponto de partida dos céticos é o da inexistência de qualquer base sólida para os seres humanos chegarem ao verdadeiro conhecimento. As pessoas podem chegar ao conhecimento por meio dos sentidos (empíricos), ou pela razão, mas os céticos afirmam que nenhum desses caminhos são seguros. Os sentidos são muito subjetivos, cada pessoa experimenta uma mesma sensação, mas de modos bem diferentes.
Quanto à razão, também não é considerada pelos céticos, como um caminho que leva à verdade, pois possuiria muitas limitações e contradições. O cético não acredita que o ser humano possa chegar ao verdadeiro conhecimento, por isso suas atitudes transformadas em um questionamento incessante. O ceticismo inspira novos filósofos, buscando curar o ser humano do dogmatismo e impedindo-o de fazer julgamentos precipitados.

1.1ENSAIOS CÉTICOS

1.1.1 UMA VISÃO GERAL

Este é um livro escrito por Bertrand Russell, onde ele se coloca como um filósofo cético que acredita na mudança da vida humana através da racionalidade. Esses são dois pontos de vista que não coexistem com facilidade, afinal o ceticismo era visto

Relacionados

  • A Flag for India
    3695 palavras | 15 páginas
  • Caso GEQ A Odisseia do Endurance
    5064 palavras | 21 páginas
  • Alta Performance de Vendas
    13314 palavras | 54 páginas