Introduçao.Monografia.neymar

917 palavras 4 páginas
1. INTRODUÇÃO

1.1 Apresentação do problema

O espaço na mídia esportiva brasileira é dominado pelo futebol. As seção de esportes dos jornais são as mais lidas pelo leitor, e os programas esportivos são líder de audiência na televisão. Os clubes são como religiões, e os jogadores são estrelas que carregam na camisa, além das cores do time, a marca dos patrocinadores que viabilizam o espetáculo. Os atletas sofrem grande exposição, o que requer muita responsabilidade. Acontece que muitos não conseguem lidar com essa pressão, seja pelo sucesso subindo à cabeça, ou mesmo por deslizes de comportamento.
Muitas vezes o sucesso de um jogador faz com que o clube a qual este pertence, ganhar muito mais espaço na mídia. Como este trabalho vai tratar especificamente do caso do Neymar Jr. , vou exemplificar em números: analisando o conteúdo do programa Globo Esporte SP, no período entre 21/01/12 a 20/02/2012, ano em que Neymar despontou como grande jogador, o tempo total que o programa esteve no ar foi de nove horas e cinqüenta e cinco minutos, destes, quarenta e cinco minutos falando especificamente da jóia santista. Para se ter uma idéia, o tempo total de exibição de notícias do Santos Futebol Clube, time a qual pertencia o jovem, foi de uma hora e quatorze minutos, destes; quarenta e cinco falando do novo craque(69%). Ou seja, apenas vinte e oito minutos(39%) do espaço santista na atração foram reservados para outros assuntos. Neymar teve mais espaço que seu próprio clube.
Esse grande apelo que o atleta gera, traz muitos patrocínios, não só para o clube, mas para o próprio; que acaba virando uma empresa. O grande problema é que a longevidade desses contratos dependem diretamente da manutenção de uma boa imagem transmitida pelo jogador. No caso de Neymar, a fama parecia estar subindo à cabeça, e o comportamento do menino da Vila já não era digno de elogios; entre algumas polêmicas envolvendo seu nome, uma que gerou grande repercussão foi quando se envolveu em uma

Relacionados