introduçao contiruiçoes

321 palavras 2 páginas
Introdução
Neste trabalho será analisado o desenvolvimento do sistema educacional brasileiro a partir da vinda dos jesuítas, que deram o início a educação dos povos que aqui habitavam.
Com a formação das constituições que regeram o sistema brasileiro da educação em que deu início em 1823 na Assembleia Constituinte com a vitória dos liberais sobre os conservadores e foi através das ideias iluministas que os liberais tentaram introduzir a legislatura nacional de instituição publica.
No decorrer de cada constituição é possível observar o ajuste da legislação educacional levando-se em conta o poder de adaptação do sistema de ensino.

Desenvolvimento

A educação Brasil tem como marcou inicial a instituição do sistema de governo geral, Tomé de Souza primeiro governador geral ao desembarcar em 1549 em Salvador, trouxe consigo os primeiros educadores, quatro padres e dois irmãos jesuítas.
Em primeiro a educação no Brasil foi direcionada para o ensino de português, doutrina cristã, leitura, escrita, música e agricultura, apesar de ser desta forma o início não se pode considerar o correto, ou seja, os portugueses ao invadirem o Brasil estabeleceram a sua cultura de uma maneira brutal, praticamente exterminando a cultura nativa.
Após esse longo período com as ideias iluministas tomando conta da Europa, Portugal começa a perceber que a educação fornecida pelos jesuítas era totalmente contrária ao pensamento de modernidade e estavam atrasados quanto ao avanço de Portugal. A partir dai os jesuítas foram expulsos em 1759,e tudo que fizeram, foi destruído, sendo assim, durante 10 anos nada foi feito pela educação.
Somente após esse intervalo, Marquês de Pombal que era embaixador de Portugal inicia a construção da educação em 1772 começa a ideia no ensino público oficial no Brasil.
Com a chegada da família Real no Brasil em 1782 fundaram alguns colégios e universidades e uma mentalidade inovadora vinda da Europa.
Com passar do tempo foi fundada a Assembleia

Relacionados