Introduão Movimento Retilíneo Uniforme

988 palavras 4 páginas
Introdução teórica
Movimento Retilíneo Uniforme (MRU) é o movimento em que o corpo ou ponto material se desloca apenas em trajetórias retas, quer seja horizontal, quer seja vertical. Para tanto ou a velocidade se mantém constante ou a variação da velocidade se dá em módulo, nunca em uma direção. A aceleração, se houver variação, também variará apenas em módulo e deverá se orientar sempre em paralelo com a velocidade.
O movimento Retilíneo pode ser dividido em Movimento Retilíneo Uniforme (MRU) e Movimento Retilíneo Uniformemente Variado (MRUV). No MRU o vetor velocidade é constante e sua aceleração é nula, ou seja, não varia em módulo, sentido ou direção.
No MRUV, o copo sofre uma aceleração constante e está relacionado a mudança de velocidade. Essa variação de posição e velocidade ocorre na mesma proporção. Para que o movimento seja retilíneo, a aceleração deve ter a mesma direção da velocidade. Se a aceleração tiver o mesmo sentido da velocidade é chamada de Movimento Retilíneo Uniformemente Acelerado, se o sentido da aceleração for contrário ao da velocidade o movimento é chamado de Movimento Retilíneo Uniformemente Retardado.
A posição horária de um MRU é expressa por: x = x0 + v.t
Onde x e x0 representam a posição final e inicial, v é a velocidade e t o tempo.
A velocidade média (Vm) é a grandeza física que indica quão rápido de um móvel andou num dado percurso, e é calculada pela expressão: Vm = Δs/ Δt.
Onde: Δs é a distância no espaço e Δt é o tempo transcorrido.
No experimento proposto a velocidade do corpo será verificada sob a ação da força viscosa, com o uso de um plano inclinado.
Plano inclinado é um exemplo de máquina simples. Como o nome sugere, trata-se de uma superfície plana cujos pontos de início e fim estão a alturas diferentes.
Ao mover um objeto sobre um plano inclinado em vez de movê-lo sobre um plano completamente vertical, o total de força F a ser aplicada é reduzido, ao custo de um aumento na distância pela qual o objeto tem

Relacionados