Introduceer

739 palavras 3 páginas
- Fórmula química do d-limoneno

d-Limoneno é um hidrocarboneto, classificado como um terpeno, [substâncias de origem vegetal e animal que apresentam fórmula química geral (C5H8)n ] cíclico. É uma molécula quiral (se liga à quatro ligantes diferentes), sua ocorrência biológica natural se dá sempre sob uma das formas enantioméricas (moléculas que são imagens no espelho uma da outra e não são sobreponíveis, nem por rotação, nem por translação).

As frutas cítricas fornecem o d-limoneno ((+)-limoneno), que também é conhecido quimicamente como o enantiômero-(R).

Hidrocarboneto = molécula composta apenas por átomos de carbono e hidrogênio
Terpeno = categoria de compostos orgânicos cuja estrutura básica é o isopreno, derivado nas plantas do ácido mevalônico.

Molécula quiral = Toda molécula que apresenta arranjos diferentes de átomos em torno de um átomo central e que produz dois arranjos que comportam-se como reflexos um do outro é classificada como quiral. A palavra quiral vem do grego "chiron", que significa "mão". O termo se relaciona também com "enantiômero" (significado = opostos).

(+)-limoneno = o sinal + refere-se ao comportamento que esse enantiômero do limoneno apresenta quando exposto à luz plano-polarizada. Basicamente, o d-limoneno desvia a luz polarizada no sentido horário, por isso o símbolo (+). d-limoneno = a letra "d" quer dizer a mesma coisa que o símbolo (+), vem da palavra "dextrógiro", que significa "desvia a luz polarizada para a direita".
1-metil-4-prop-1-en-2-il-cyclohexeno = nome IUPAC do d-limoneno.
Como é obtido?
Ele é o componente majoritário do óleo extraído de cascas de frutas cítricas. Quando as frutas cítricas são espremidas para se obter suco, o óleo é pressionado para fora da casca. O óleo é separado, e é destilado para recuperar certos compostos aromáticos e saborizantes. O óleo bruto é coletado. Esse óleo é usado para fins de aditivação alimentícia.
Após o processo de produção de sucos, as cascas são levadas a um extrator por

Relacionados