Introducao TCC Equipe7 VFinal

1943 palavras 8 páginas
1. INTRODUÇÃO

1.1. Descrição do caso
O presente trabalho tem como objetivo evidenciar o desempenho obtido pela equipe na administração de uma empresa do setor automotivo, bem como as estratégias adotadas por suas diretorias. Sintetizando as experiências acumuladas na disciplina Business Simulation (BS) - Jogos de negócios, que simula um mercado oligopolista competitivo, que permite pôr em prática a teoria aprendida nas disciplinas estudadas no curso de MBA de Gestão em Finanças, Controladoria e Auditoria.

O jogo é composto por oito empresas de pequeno porte, fabricantes de automóveis que atuam em cinco regiões ao longo de oito períodos que correspondem a dois anos de exercício. A cada período, as empresas definiam suas operações alinhadas a uma estratégia inicialmente definida.

Os produtos comercializados pelas empresas eram semelhantes e devido a recente decisão do governo de desregulamentar este setor, todas as empresas puderam atuar em qualquer região e praticar o preço que lhe for conveniente.

Cada empresa é subdividida em: Diretoria de marketing e comercial, diretoria financeira, diretoria de produção e logística, diretoria de recursos humanos e administração geral.

No início do jogo, cada empresa possuía um Patrimônio Líquido de MGM$ 105,5 (MGM$ é a moeda virtual do Business Simulation, onde 1 MGM$ é equivalente a aproximadamente 1 US$), com esse capital as empresas deram início aos investimentos necessários para avançar no mundos dos negócios a cada nova rodada.

No decorrer do jogo, as equipes foram estimuladas a tomar decisões decorrentes das ações executadas nos períodos anteriores e também influenciadas pelo desempenho das outras empresas.

Estas decisões envolveram determinar os preços de vendas e quantidade a ser produzida, decisões financeiras como aplicações e empréstimos, análise de mercado para decidir em que região investir dentre outras que surgiram ao longo dos períodos.

Foi possível observar que cada decisão tomada no período ativo

Relacionados