introducao sobre ovinos

Páginas: 2 (387 palavras) Publicado: 26 de março de 2014
Introdução:

A criação de ovinos e caprinos de corte tem grande importância para a população rural de vários países do mundo, pois o elevado valor nutritivo da carne e a grande adaptabilidadedesses animais fazem desse produto uma alternativa muito viável para a alimentação humana.
No mundo, abate-se em média 8,6 milhões de toneladas de ovinos.O Brasil contribui com 1,6% da produção,abatendoem média 400 mil cabeças por ano.Em se tratando de caprinos, o efetivo mundial é de 715,3 milhões de cabeças, abatendo-se 3,7 milhões de toneladas.O Brasil possui o 10° maior rebanho do mundo, comcerca de 8 milhões de cabeças, estando o Nordeste com 94% dessa quantidade.
A produção de carne ovina e caprina tem maior relevância nas regiões áridas e semiáridas, por conta da capacidade de adaptaçãodos animais, especialmente os caprinos.Por isso, esta produção ocupa um espaço no mercado não só no aspecto quantitativo e/ou qualitativo,mas também no aspecto social.
O fato de os animais seadaptarem bem a ambientes de clima quente e seco faz com que alguns produtores negligenciem os aspectos de bem-estar, não levando em consideração as necessidades de conforto térmico, de ambiência e deestresse causado por manejo impróprio e condições precárias de condução destes animais até o abate.Porém,a variedade de cortes comerciais e de outros produtos oriundos da produção(embutidos, couro e pratostípicos) provoca, aos poucos, um aumento na produção e no consumo,tornando o consumidor cada vez mais exigente e atento ao modo de criação destes animais.
Com esse panorama,os criadores se sentirãopressionados a serem mais criteriosos na seleção dos animais para o abate, na estocagem dos produtos e insumos utilizados na criação, na higiene das operações de abate,na comercialização eapresentação dos produtos e no abate propriamente dito.
O pré- abate e a insensibilização são momentos importantes no processo de produção, tendo em vista que são etapas mais estressantes aos animais. Tal...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Introdução sobre o Tema Aids
  • Introdução sobre o pós-modernismo
  • Introdução e Conclusão sobre Hackers
  • Curta Introdução sobre o Humanismo
  • Introdução sobre CA de próstata
  • Introdução sobre HDL-c
  • Introdução sobre Ipê
  • Introdução Sobre Embalagens Ativas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!