Introducao ao Turismo

Páginas: 61 (15067 palavras) Publicado: 7 de agosto de 2013










Princípios Gerais de Turismo




Curso de Turismo
1º ano / 1º semestre





Textos de Apoio I










O início de algo pressupõe sempre a existência de um meio e um fim, que este seja o início do vosso árduo estudo!


l. CONCEITOS DE TURISMO
1.1. Definição de Turista
A expressão turista é relativamente recente. Começou a serutilizada no início do século XIX para designar aqueles que “viajavam por prazer”. Mas, actualmente, a expressão turista tem um sentido muito mais amplo.
Na segunda metade do século xviii, passou a ser normal para os jovens ingleses, das camadas sociais mais elevadas, complementarem a sua educação com uma viagem ao Continente que era designada, na Inglaterra, pela expressão “fazer a Grand Tour” ou, maistarde, apenas a «Tour». As pessoas que faziam esta viagem - a Tour - eram designadas de «Touristes».
A palavra foi, posteriormente, introduzida em França por um escritor, passando a designar toda a pessoa que fazia uma viagem para o seu próprio prazer.
Muitas outras línguas adoptaram as palavras francesas Touriste e Tourisme com o sentido restrito de:
viagem feita sem fim lucrativo,
pordistracção,
repouso
satisfação da curiosidade de conhecer outros locais e outras pessoas;
embora a viagem não fosse considerada um mero capricho mas antes uma forma de aprendizagem, um meio complementar de educação.
Esta concepção prevaleceu durante muitos anos e, ainda em 1932, um autor português (José Ataíde), escrevia o seguinte: o turismo consiste nas viagens por mero prazer, as que sefazem com o fim exclusivo de gozar os encantos dos países que se visitam. Face a esta consideração, surgem então as seguintes questões:
Então o homem de negócios não é um turista?
Um caixeiro viajante não é um turista?
Um indivíduo que vai fazer uma cura numa estância termal não é um turista?
Não são turistas as pessoas que o acompanham?
Aqueles que passam uma temporada numa praia não sãoturistas?
Os que fazem uma viagem de estudo não são turistas?
Todos eles, ao deslocarem-se para fora da sua residência habitual, seja no interior do país ou para o estrangeiro, comportam-se de modo idêntico àqueles que viajam por puro prazer e utilizam-se dos mesmos meios de transporte e dos mesmos estabelecimentos hoteleiros e de restauração, procedem a reservas pelas agências de viagens e fazemcompras nos locais para onde se deslocam.
Têm tudo em comum, excepto quanto à razão da sua deslocação ou da motivação que esteve na origem desta, e provocam idênticos efeitos económicos e sociais.
Para a economia das companhias aéreas, dos hotéis ou das agências de viagens é indiferente que o viajante utilize os seus serviços, quer se desloque por puro prazer ou para satisfazer uma necessidadeprofissional.
Deste modo, na acepção moderna, a expressão turista refere-se às pessoas que se deslocam para fora da sua residência habitual.
Convém, pois, desde já reter os dois elementos que integram o conceito de Turista:
a deslocação
e a residência.
Para alguém ser considerado como Turista é necessário que se desloque para um local diferente do da sua residência.
Mas todos os dias hápessoas que se deslocam para fora da sua residência e não podem ser considerados como turistas. É o caso dos que vivem nos arredores dos centros urbanos e que todos os dias se têm de deslocar para estes por razões profissionais ou quaisquer outras.
Falta, portanto, um terceiro elemento: o da duração da permanência.
Para que uma pessoa possa ser considerado como turista é necessário que se desloquepara um local diferente da sua residência habitual e aí tenha uma certa permanência, tendo-se convencionado que esta não deverá ser inferior a 24 horas.
Há, contudo, milhares de pessoas que se deslocam para fora da sua residência por períodos inferiores ou superiores a 24 horas exclusivamente por razões ligadas ao exercício da sua profissão e com o objectivo de auferirem uma remuneração, não...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • introducao ao turismo
  • Introdução ao turismo
  • Introdução ao turismo
  • Introdução ao Turismo
  • Introdução ao turismo
  • Introdução ao turismo
  • AD1 INTRODUCAO AO TURISMO
  • adi introdução ao turismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!