Introducao ao estudo do cajueiro

Páginas: 9 (2127 palavras) Publicado: 27 de abril de 2013
1. Origem do Cajueiro em Moçambique

A semelhança da época colonial o cajueiro constitui uma cultura de elevada importância económica e social em Moçambique, principalmente na região norte e sul do país onde melhor se adaptou aos solos arenosos e clima litorâneo das províncias de Nampula e Gaza respectivamente. Actualmente podemos encontrar distribuído por todas as régias com climas secos.

Ocajueiro prove do Nordeste brasileiro, trazido pelos primeiros colonizadores portugueses, onde espalharam suas sementes por seus domínios na África e na Ásia. O Cajueiro foi Importado para Moçambique do Brasil a partir de meados do século XVI, no contexto da expansão mercantil portuguesa, o caju tornou-se numa das mais importantes culturas de rendimento do país, que figurou como o maior produtore exportador mundial de castanha de caju durante os princípios da 1970.

O cajueiro é uma excelente alternativa económica para o longo período de estiagem anual que caracteriza a região. Por outro lado, o cultivo desta espécie gerava empregos e renda quando escasseiam as oportunidades nas áreas não irrigáveis. Segundo estudiosos a origem brasileira do cajueiro são um fato; o litoral nordestino étido como centro de origem e dispersão do cajueiro comum, e Amazónia do cajueiro precoce. A planta está difundida pela América do Sul, América Central, África, Ásia; a partir de 1985 destacaram-se a Índia, Brasil, Moçambique, Tanzânia e Quénia como principais produtores de castanhas no mundo.

2. Composição
O cajueiro pertence à família Anacardiaceae, Dicotyledoneae, género Anacardiumoccidentale. Esta família compreende cerca de 60 a 70 de géneros e 400 a 600 espécies. Podemos encaontrar dois tipos de Cajueiro o primeiro denominado cajueiro Comum (espécies Anacardium occidentale,) e por outor lado o Cajueiro precoce.

3. Morfologia
O cajueiro é uma planta perene, de ramificação baixa e porte médio cuja Copa atinge, uma altura média de cinco a oito metros e possui um diâmetroentre 12 e 14m.

4. A Árvore
Esta espécie vegetal e usada como árvore ornamental para sombreamento, a casca do tronco são ricas em tanino, própria para o curtume; ainda a casca contém substância tintorial vermelho-escuro (tinge roupas, redes em linhas de pesca). No tronco contem resina medicinal usada no preparo da cajuína a da jeropiga.

5. As folhas
Novas servem para curtume e sua infusão(20% de folhas) é tida como medicinal (escorbuto infantil e angina de bismuto).

6. A madeira

Possui uma casca dura, é resistente à água do mar sendo usada para fabricação de cavername de barcos. Apesar disso só é utilizada para lenha e carvão bem como para diferentes fins.

7. O Pendúculo
Rico em vitamina C é utilizado na alimentação do homem e de animais (bagaço da indústria). Ao natural opedúnculo é consumido fresco (inteiro cortado em rodelas, acompanhando feijoadas, esmagado produz suco refrescante a cajuada. Processado (em acções artesanais ou industriais) produz compotas, doces (cristalizados, em massa), caju-passa (ameixa), geléia; com o sumo produz-se suco concentrado, cajuína (suco clarificado), vinho, vinagre, aguardente, licor, mel-de-caju. Com o suco fermentado(artesanalmente) fabrica-se as bebidas (mococoró e cauim); com pedúnculo + castanha jovem, - o maturi – prepara-se guisados e fritadas apetitosos.

– A Castanha – Amêndoa é processada e consumida como castanha assada e salgada em coquetéis ou como tira-gosto de bebidas sofisticadas; ainda a amêndoa inteira ou quebrada ou sob forma de farinha entra no preparo de bolos, doces, bombons, chocolates, acompanhasorvetes, além de fornecer óleo, altamente insaturado.

* CLIMA/SOLOS PARA O CAJUEIRO

* CLIMA
A planta exige altas temperaturas para seu desenvolvimento, mas é bastante sensível ao frio. A temperatura média anual deve estar em torno de temperaturas que variam entre 22ºC e 32ºC.No entanto, as temperaturas baixas afectam negativamente a floração e a frutificação.

* OS VENTOS
Os ventos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • introduçao ao estudo
  • Introdução ao Estudo
  • introdução dos estudos
  • introdução ao estudo
  • Introdução ao Estudo
  • introducao ao estudo
  • Introdução ao estudo de Quimica
  • Estudo dirigido de introducao ao estudo do direito

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!