Introducão ao metódo clinico

Páginas: 2 (346 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
Desnutrição
A desnutrição é uma doença causada pela dieta inapropriada. Segundo medicos sem fronteira, a cada ano entre 3,5 a 5 milhões de crianças com menos de cinco anos morrem de desnutriçãonos paises subdesenvolvidos Classificação
Pode ser classificada pelo nutriente que está em falta:
- Marasmo ou Desnutrição seca: Falta de fontes de energia;
- Kwashiokor: Falta de proteína evitaminas;
- Marasmo-kwashiorkor ou Desnutrição mista: Falta de todos nutrientes.
E pode ser classificada pela causa:
- Primária: Causada por dieta inadequada;
- Secundária: Causada porpatologia, como parasitas ou má-absorção dos alimentos;
Causas
A causa mais frequente da desnutrição é uma má alimentação. Ainda, outras patologias podem desencadear má absorção ou dificuldade dealimentação e causar a desnutrição e falta de alimento.
Fisiopatologia
Em um indivíduo primeiramente com estado nutricional normal, ao ter sua alimentação altamente limitada, sofre primeiramente com o gastoenergético. Gasta-se rapidamente os ATPs produzidos pelas mitocôndrias e em seguida a glicose dos tecidos e do sangue com a liberação de insulina.
Com o esgotamento da glicose, a próxima fonte deenergia a ser utilizada é o glicogênio armazenado nos músculos e no fígado. Ele é rapidamente lisado em glicose e fornece um aporte razoável de energia. Sua depleção irá causar apatia, prostração e atésíncopes - o cérebro que utiliza apenas a glicose e corpos cetônicos, como fonte de energia sofre muito quando há hipoglicemia.
Em seguida, a gordura (triacilglicerol) é liberada das reservasadiposas, é quebrada em acido-graxo mais glicerol. O glicerol é transportado para o fígado a fim de produzir novas moléculas de glicose. O ácido-graxo por meio de beta-oxidação forma corpos cetônicos quecausa aumento da acidez sanguinea (ph sanguineo normal 7,4). O acumulo de corpos cetônicos no sangue pode levar a um quadro de cetomia, sua progressão tende a evoluir com o surgimento de ceto-acidose...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • metodo clinico
  • Metodo Clinico Piagetiano
  • Relatorio
  • Método Clinico-Jorge Visca.
  • Metodo clinico enfermagem
  • Introdução ao metodo cientifico
  • metodo de introdução a socialização
  • Introdução aos Metodos Numericos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!