INTRODU O S FINAN AS CORPORATIVAS 2

3832 palavras 16 páginas
1 INTRODUÇÃO ÀS FINANÇAS CORPORATIVAS
Devido à grande importância na realidade das empresas e como qualquer outra ciência, as finanças corporativas passaram por inúmeras modificações e evolução ao longo do tempo, a sua forma de avaliação e conteúdos se tornaram cada vez mais abrangentes. As relações de negócio e sua complexidade exigiram profissionais mais interativos no relacionamento interno na empresa e com o ambiente externo, esse de fato determinante para qualquer organização. Sendo assim se fez necessário maior sensibilidade aos valores e informações estratégicas, exigindo do responsável financeiro envolvimento e atualização.
Administrar é tomar decisão, seja em qual nível forem decisões estas que refletem diretamente na empresa, por isso devem precisam ser embasadas em dados e informações confiáveis sobre a organização em si e principalmente sobre o mercado. Porém, vemos que como o crescente desequilíbrio da economia, os riscos de decidir são cada vez maiores e a capacidade do gestor é desafiada dia a dia, pois é mais que necessário uma adaptação à realidade e ao conjunto de características de cada ambiente de negócios.

1.1 EVOLUÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
As finanças nas empresas cresceram na sua forma conceitual e técnica, a partir do século XX e hoje estão voltadas para atender a complexidade do mercado e de suas operações, questionando e revelando fenômenos financeiros. É importante identificar e entender causas e conseqüências da dinâmica do mercado e não somente mensurar e registrar efeitos.
Até a crise econômica mundial entre os anos 1929 e 1930 havia uma abordagem tradicional na área financeira, centralizada na captação de recursos, onde o administrador financeiro buscava basicamente fazer levantamento dos recursos disponíveis. Após esse período houveram grandes mudanças, ocorridas por influência de novas teorias administrativas, enunciadas por Taylor, Fayol e Ford, voltadas principalmente para a estrutura, desempenho organizacional e

Relacionados

  • 2011 CHILD Organiza Es
    202838 palavras | 812 páginas