Introdu O A Pestalozzi

3343 palavras 14 páginas
Introdução
Pestalozzi nasceu em 12 de janeiro de 1746 na cidade de Zurique, Suíça e faleceu em 1827. Lembrado como quem psicologizou a educação, Pestalozzi procurou aprimorar suas teorias a partir das práticas, no desejo de desenvolver a educação pública, pois acreditava que a renovação da educação seria a verdadeira questão social. Desde criança ele enxergava que só através da educação o povo miserável teria uma formação moral e profissionalizante, conquistando assim a sua redenção. Ao lado da esposa Anna Schulthess e comungando os mesmos ideais sociais e pedagógicos, Pestalozzi reuniu crianças pobres, órfãs e mendigas, para ensina-las a ler, escrever, calcular, trabalhar e orar. Pregou a democratização da educação, influenciando assim os governantes de seu país, fazendo com que esses passassem a se interessar pela educação das crianças menos favorecidas. Nascia a pedagogia do amor.
Pestalozzi decidiu tornar-se mestre escola e fundou sua própria instituição, na qual tinha meninos e jovens, mestres e alunos, que permaneciam juntos o dia inteiro, foi diretor de escolas elementares e chefe de institutos agrícolas. Para ele, o lar seria a melhor instituição de educação, onde seria desenvolvida a formação moral, política e religiosa. Em relação às suas obras editadas, Pestalozzi escreveu seu primeiro livro, Leonardo e Gertrudes. Em 1782, ele escreveu seu livro mais erudito, Minhas investigações sobre o curso da natureza no desenvolvimento da raça humana.
Biografia resumida e principais obras
Método Pestalozzi
Suas contribuições para educação
Reflexões de Pestalozzi

Desenvolvimento
Johann Heinrich Pestalozzi nasceu em 1746 em Zurique, na Suíça. Seu pai, Johann Baptist Pestalozzi, cirurgião, descendia de italianos emigrados para a Suíça no século 16. Sua mãe, Susanne Hotz, vinha de uma família de médicos. Órfão de pai aos 5 anos, Pestalozzi e os irmãos são criados pela mãe e pela governanta Magd Bárbara Schmid, a Babeli, em meio a muitas dificuldades

Relacionados