Introdu O A Microeconomi1 222

413 palavras 2 páginas
Introdução a Microeconomia
Demanda, Oferta e Equilíbrio de Mercado

A análise da demanda de bens e serviços deu início ao estudo da microeconomia, que é fundamentada no grau de utilidade que os consumidore dão a esses produtos. A quantidade de produtos que os empresários desejam oferecer ao mercado em um determinado período de tempo é o que se chama oferta. A demanda é o desejo dos consumidores em adquirir um certo bem ou serviço, que varia conforme o preço do produto, a renda e o gosto dos indivíduos. A elasticidade reflete o grau de sencibilidade de uma variável quando ocorre alteração em outra. Quando aumenta o valor de um produto a demanda diminui proporcionalmente. Se o valor de um produto aumenta significativamente, diminui o consumo. Quando há queda no preço do bem ou serviço o consumo aumenta em uma vez e meia a variação do preço, isso chama-se demanda elástica.
Já na demanda inelástica o consumidor reage menos a variação dos preços. Quanto mais substitutos houver para um bem ou serviço, mais elástica será a sua demanda, devido a concorrência. Quanto maior for a essencialidade do produto menor será a sua sencibilidade no mercado.
Para exemplificar e entendermos de forma clara a relação entre demanda, oferta e equilíbrio de mercado apresentaremos aqui uma situação que os economistas definem como efeito substituição: se um bem de consumo (carne de primeira) possui um substituto (carne de segunda, ovos, frango...) que satisfaz a mesma necessidade, quando o preço desse bem aumentar o consumidor vai adquirir o produto substituto, diminuindo a procura pelo bem que encareceu.
Um fator pertinente à econômia é a tendência ao equilíbrio de mercado, onde o percentual da demanda, da procura e da oferta devem estar equilibrados. Para isso, o governo incentivas os agricultores quando existe risco iminente de prejuízos, comprando os produtos e armazenando ou indenizando o produtor, quando a safra não alcança o valor esperado. Promovendo assim um equilíbrio

Relacionados