Introdu O Trabalho Prof Edilene

1520 palavras 7 páginas
Introdução
O trabalho proposto estará contido a vida, pensamentos e obras de um filósofo, escritor e professor. Defensor do modernismo e marxismo. A relação entre o marxismo e a modernidade foi sempre uma das principais inquietações de Marshal Berman, o que o fez procurá-la nos campos mais improváveis, como o da poesia e da literatura.

Sua trajetória
Marshall Berman (nasceu em 1940 e faleceu dia 11 de setembro de 2013, aos 72 anos) em Nova York, foi um filósofo americano e humanista marxista escritor. Professor emérito de Ciência Politica na City College de Nova York e no centro de Pós- Graduação da universidade da Cidade ensinava Filosofia Política e Urbanismo, Berman completou seu doutorado na Universidade de Harvard em 1968. Quando era menino no Bronx, em Nova York, o escritor Marshall Berman ficava fascinado toda vez que escutava que vivia numa cidade “moderna”, num edifício “moderno”. Desde então, dedicou boa parte da sua vida à tentativa de decifrar o que é, enfim, a modernidade, passou a sua vida a estudar as cidades que amava, sem nunca deixar de procurar no processo da modernidade que as ergueu o humanismo que tanto caracteriza a sua escrita. Estudou e lecionou em Oxford e Harvard, das quais dizia serem universidades “intelectualmente excitantes, mas socialmente solitárias”.
Nos anos 80, deu ênfase a sua principal obra Tudo que é Sólido Desmancha no Ar (Companhia das Letras), um ensaio de fôlego sobre o tema, que inclui da poesia de Baudelaire ao Manifesto Comunista de Marx e Engels, do Fausto de Goethe às reformas urbanas de Nova York ao longo do século XX. Berman logo se destacou como um dos últimos intelectuais capazes de falar com a mesma desenvoltura de literatura, política e arquitetura. O livro é uma história crítica da modernidade, constituindo-se de análises de vários autores. Outros dois livros de Berman Aventuras no Marxismo e Um Século em Nova York, foram publicados em português. Escreveu também inúmeros artigos sobre

Relacionados

  • gestão de pessoas
    41779 palavras | 168 páginas