Introdu o trabalho PBAC

339 palavras 2 páginas
O trabalho acadêmico aqui apresentado trata-se de uma atividade avaliativa da disciplina de Princípios Básicos da Análise de Comportamento do curso de graduação em Psicologia, com a finalidade de colocar em prática a teoria exposta em sala de aula sobre o condicionamento operante. Com base nas aulas e nos referenciais teóricos apresentados pelo professor Leonardo Tadeu, será ensinado um novo operante ao animal da espécie Canis lúpus familliaris através do condicionamento operante.
Muitas coisas no meio exterior, tais como comida e água, contato sexual e fuga a danos são crucias para a sobrevivência do indivíduo e da espécie e, por isso, qualquer comportamento que os produza tem valor de sobrevivência. Através do processo de condicionamento operante, o comportamento que apresente esse tipo de consequências tem maior probabilidade de ocorrer (SKINNER, 2009, p.38).

O Behaviorismo tem como principal teórico Burrhus Frederic Skinner, é um conjunto de ideias chamada análise do comportamento, não é propriamente uma ciência, mas sim uma filosofia da ciência. O Behaviorismo teve duas linhas de pensamento: o metodológico, que trás uma visão voltada para o mundo objetivo e real não levando em consideração o subjetivo e a interiorização; e o radical que é voltado para a explicação a partir do sentido de nossas experiências.

Skinner que também buscava comprovar a ciência do comportamento apresentou a ideia do determinismo afirmando que é possível uma ciência do comportamento, segundo o mesmo, o comportamento pode ser explicado e previsto desde que haja dados necessários que possam ser controlados e que tenham meios necessários para tal comprovação; para isso Skinner utilizou o teste empírico, em que foi possível mostrar na prática nos laboratórios a avaliação de teorias que se calam após dados obtidos através da experimentação na pratica que por sua vez falam mais alto.

A partir da teoria e experimentos levantados por Skinner pretende-se com este trabalho demonstrar na

Relacionados