INTRODU O TECIDO EPTIRIAL

1926 palavras 8 páginas
INTRODUÇÃO
Tecido: Consiste de células semelhantes associadas intimamente, adaptadas para funções específicas. Os tecidos são constituídos por células, substâncias intercelulares e líquido intercidual.
O conjunto das células com características morfológicas e funcionais especiais formam os quatro tipos fundamentais de tecido: epitelial, conjuntivo, nervoso e muscular. Estes quatro tipos de tecidos não existem isoladamente, mas juntam-se uns aos outros em proporções variáveis para formar os diferentes órgãos e sistemas do organismo animal. O conteúdo do presente texto tem como objectivo mostrar a associação dos diferentes tipos de células, formando os tecidos e uma vez formados os tecidos que funções cada um desempenham. Conhecendo os tecidos fundamentais, será examinado como estes se associam e formam os órgãos e sistemas do organismo dos animais superiores.
Epitélio ou tecido epitelial (do grego epí, «sobre» + thelé, «mamilo» ) é um dos principais grupos de tecidos celulares, sendo sua principal função a de revestimento da superfície externa e de diversas cavidades internas do organismo. As células epiteliais estão intimamente ligadas entre si (justapostas) e formam algumas glândulas.
Camadas epiteliais são vasculares (ou seja, sem irrigação por pequenos vasos sanguíneos), por isso recebem alimentação via difusão de substâncias a partir dos tecidos conjuntivos subjacentes, através da membrana basal. Tecidos sem essa membrana são chamados de epitelioides.
Os outros três tipos de tecidos básicos do organismo humano são o tecido conjuntivo, o muscular e o nervoso.

1. COMPARAÇÃO DOS DIFERENTES TECIDOS EPITELIAL

Tecido epitelial a superfície externa do corpo e as cavidades corporais internas dos animais são revestidas por este tecido. O tecido epitelial desempenha várias funções no organismo, como protecção do corpo (pele), absorção de substâncias úteis (epitélio do intestino) e percepção de sensações (pele), dependendo do órgão aonde se localizam.

Relacionados