Introdu O Monografia Final Leila Lopes

1667 palavras 7 páginas
INTRODUÇÃO

A inclusão e a avaliação da aprendizagem constituem-se um tema bastante discutido no meio educacional, principalmente pelos profissionais que estão diretamente ligados com o processo educacional de sala de aula ou de gestão escolar.

O tempo desta pesquisadora como coordenadora de escola particular proporcionou a oportunidade de vivenciar as dificuldades encontradas no dia-a-dia do Gestor Escolar, frente à avaliação dos alunos Portadores de Necessidades Educacionais Especiais - PNEES. Partindo dessa experiência profissional, nasce o interesse dessa abordagem para um trabalho de pesquisa, com a intenção de verificar como se processa a avaliação da aprendizagem das crianças PNEES, respondendo a seguinte questão: Como a escola, avalia a aprendizagem escolar dos alunos PNEES?

Neste trabalho analisa-se a importância da avaliação da aprendizagem para a inclusão dos alunos PNEES, apontando caminhos para uma melhor atuação da escola, investindo na melhoria da qualidade de ensino. Partindo de um estudo qualitativo, de tipo bibliográfico, descrevem-se as considerações dos teóricos que defendem a construção da aprendizagem a partir da interação e das trocas em um ambiente potencializador de superações e analisaram-se os dados obtidos a partir desses teóricos.

Para tal pesquisa, foram usadas as expressões:

Educação Especial e Inclusiva, relatando alguns caminhos necessários para construção da escola inclusiva, destacando as adaptações curriculares necessárias, bem como as ações da gestão escolar, verificando seus princípios e a construção da proposta pedagógica; utilizando como referencial teórico Mazotta (1982, 1996), Telford e Sawrey (1984), Declaração dos Direitos Humanos (1948), LDB (1961);
Gestão Escolar “democrática e participativa” por ser a mais utilizada pelos autores contemporâneos, proposta na LDB. Esse tipo de gestão assume papel fundamental na educação inclusiva, subsidiando as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores, promovendo

Relacionados

  • Simp Sio BECN 2014
    129822 palavras | 520 páginas
  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas