Introdu o Eletrodin mica

Páginas: 6 (1267 palavras) Publicado: 20 de julho de 2015
Introdução à Eletrodinâmica



Eletrodinâmica  é a parte da física que estuda a energia elétrica em movimento.
Como sabemos, a energia elétrica é muito importante para o mundo de hoje. Sem ela, você não poderia estar visualizando esta página na internet, nem acender lâmpadas ou televisores.
Para começar a estudar essa matéria, é necessário saber algumas coisas estudadas em química. Osátomos sãoformados por prótons, nêutrons  e elétrons. Os elétrons podem estar "presos" ao núcleo (prótons e nêutrons), ou seja, não estão livres e não podem se mover livremente. Os elétrons livresé que farão o transporte da energia elétrica (corrente elétrica). Por isso dividimos as substâncias químicas em condutores e não condutores.
Elétrons livres são os elétrons mais distantes do núcleo do átomo, que seconcentram na parte externa do átomo de forma desordenada.

Quando esses elétrons livres recebem a carga de um gerador, se organizam e formam através dessa organização uma corrente elétrica que acontece em virtude da influência de uma força elétrica responsável por este movimento.

A corrente elétrica é então o movimento ordenado das cargas elétricas num condutor metálico e possuisentidos convencional (deslocamento das cargas positivas do potencial maior para o menor) e real(deslocamento do potencial menor para o maior). A corrente elétrica também possui intensidade, tipos(corrente contínua e alternada) e efeitos.

Existem também corpos capazes de conduzir de melhor ou pior forma essa energia, e são chamados decondutores, supercondutores e isolantes.

Condutores de eletricidade
Para queum material seja condutor de eletricidade, é preciso que ele tenha elétrons livres para que a energia seja transportada dentro da substância. Exemplos de condutores são os metais (cobre,ouro), água,corpo humano etc.
Quando os elétrons viajam entre os átomos de uma substância, eles "esbarram" em outros elétrons e no próprio núcleo, fazendo com que os átomos se agitem mais, causando um aumento detemperatura do material. É por isso que qualquer material que transporte eletricidade irá esquentar. Essa é uma propriedade chamada resistência elétrica.
Existem também os materiais chamados de Supercondutores, que são substâncias que oferecem pouquíssima resistência à passagem de elétrons. Exemplos deles são materiais cerâmicos, que em temperatura normal se comportam como isolantes, mas se atemperatura for abaixo de 196º negativos, se tornam condutores.

Isolantes (não condutores)
São os materiais que não possuem elétrons livres, e portanto não conseguem transportar energia elétrica. Exemplos de isolantes são a borracha, plásticos, porcelana, água pura (a água de torneira e a água mineral conduzem eletricidade, mas por causa das impurezas (outros minérios) contidas no líquido).
Cargaelementar
Cada elétron possui uma carga (e), cuja unidade é o Coulomb (C), e vale 1,6 . 10-19C.
Carga quantizada
É a quantidade de carga elétrica em um determinado número de elétrons. A equação é bastante simples:
Q = n . e
onde n é o número de elétrons e e é carga elementar (1,6 . 10-19 C).

Considerando |Q|=n. e
A unidade adotada para a intensidade da corrente no SI é o ampère (A), em homenagem aofísico francês Andre Marie Ampère, e designa coulomb por segundo (C/s).
Sendo alguns de seus múltiplos:


Continuidade da corrente elétrica
Para condutores sem dissipação, a intensidade da corrente elétrica é sempre igual, independente de sua secção transversal, esta propriedade é chamada continuidade da corrente elétrica.
Isto implica que se houver "opções de caminho" em um condutor, como porexemplo, uma bifurcação do fio, a corrente anterior a ela será igual à soma das correntes em cada parte desta bifurcação, ou seja:



Resistência Elétrica
Ao aplicar-se uma tensão U, em um condutor qualquer se estabelece nele uma corrente elétrica de intensidade i. Para a maior parte dos condutores estas duas grandezas são diretamente proporcionais, ou seja, conforme uma aumenta o mesmo ocorre à...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Eletrodin Mica
  • Introdu O Qu Mica
  • Din Mica Introdu O
  • GUA E INTRODU O A BIOQU MICA
  • INTRODU O DIN MICA DE GRUPO
  • Aula 01 Introdu O Bioqu Mica
  • Introdu O Qu Mica Org Nica
  • Aula 01 Introdu O Bioqu Mica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!