INTRODU O Da Monografia Unasp

6861 palavras 28 páginas
1 INTRODUÇÃO

1.1 Fundamentação do Tema
A depressão e Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) são duas enfermidades que tem grande impacto na saúde, pois ambas apresentam alta prevalência nos dias atuais e tem seus efeitos refletidos tanto na mortalidade, como na qualidade de vida do homem contemporâneo (Alves et al.; 2009).
A depressão é um dos mais prevalentes transtornos psiquiátricos, está associada ao um declínio do bem estar e do funcionamento diário e aumento da morbidade, mortalidade e utilização de saúde. Muitas vezes é subdiagnosticada e subtratada, principalmente pela presença de sintomas depressivos, que também podem ocorrer em doenças crônicas, como fadiga e anorexia. Diversas doenças estão claramente associadas à depressão, com maior destaque para as doenças cardiovasculares, endocrinológicas, neurológicas e renais, oncologias e outras síndromes dolorosas crônicas. (TENG et al.,2005).
Por outro lado, o IAM possui elevada incidência tanto seus fatores de risco como hipertensão arterial sistêmica (HAS), diabetes mellitus (DM), tabagismo e dislipidemia, como suas complicações incluindo a insuficiência cardíaca (IC), são responsável por significativa diminuição da sobrevida, além de influenciar no surgimento de alterações cerebrovasculares, tais como aterosclerose, infartos lacunares e acidentes vasculares encefálicos (AVE). (Alvesetal.;2009).
Estudos multicêntricos randomizados estabeleceram que a depressão é uma das principais causas de morbimortalidade em pacientes com IAM ou angina instável (AI) e propuseram tratamento precoce com antidepressivos.Nesse sentido, Arolt afirma que transtornos depressivos moderados ou graves constituem fator de risco independente para doença coronariana, e devem ser tratados mesmo que sua influencia nessas doenças ainda não tenha sido empiricamente demonstrada. (Mattoset al., 2005).
Como fator de risco, a depressão comporta-se como um fator isolado para o desenvolvimento da doença arterial coronária (DAC), mas, frequentemente,

Relacionados