INTRODU O DA GIN STICA NA ESCOLA Finalizado

567 palavras 3 páginas
LARISSA FRANZÓI CURY RA: 1168111

INTRODUÇÃO DA GINÁSTICA NA ESCOLA

Centro Universitário Claretiano
Educação Física – Bacharelado
Ginásticas, Atividades Rítmicas e Expressivas
Prof.ª Renata Simões Machado

Polo Araçatuba
23 de fevereiro de 2015
RELAÇÃO HISTÓRICA ENTRE A GINÁSTICA E A ESCOLA NO BRASIL

Os métodos ginásticos podem ser entendidos como um primeiro esboço de uma sistematização científica da atividade física, pois apresentam um conjunto sofisticado de prescrições e justificativas desenvolvidas através do conhecimento científico do corpo e do movimento. Os métodos ginásticos, também conhecidos como escolas, surgiram no século XIX na Europa, originando ás primeiras sistematizações sobre a ginástica nas sociedades burguesas, são eles: o Alemão, Sueco, Francês e o Inglês.
No Brasil, a ginástica se iniciou ao longo de diferentes momentos ao longo do tempo, sendo que a primeira influência foi a do método Alemão que chegou ao país em 1860, este método amplamente se expandiu com a chegada de muitos imigrantes e assim permaneceu como oficial da escola militar até 1912, quando então chega ao país o método Sueco. Este método foi desenvolvido por volta de 1813, sendo baseado em conceitos científicos utilizando-se de aparelhos. Este método teve como grandes defensores Rui Barbosa e algumas décadas mais tarde Fernando de Azevedo, que aplicavam a ginástica sueca de caráter pedagógico (SOARES,1994).
Dentre os quatro movimentos da ginástica destacamos a escola francesa, que foi criada por Francisco Amoros no ano de 1850, sendo a primeira a ser incorporada ao ambiente escolar integrando-se ao currículo das escolas primárias e, por fim, sendo obrigatória. Foi o método que obtivera mais destaque quando implantado em 1921, pois, como dito anteriormente, foi oficialmente inserido no âmbito escolar brasileiro.
Na escola a ginástica em toda sua amplitude, pode ser apresentada aos alunos como alguns dos esportes mais praticados, (futebol, vôlei, handebol, tênis

Relacionados

  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas
  • Algoritimos e programaçao
    67521 palavras | 271 páginas