Introdu o contabilidade b sica AULA DE HOE QUINTA

3247 palavras 13 páginas
Introdução à contabilidade básica.

O objetivo desta aula é que você, futuro técnico em Administração, perceba não só a importância da contabilidade para as instituições, como também valorize a história da contabilidade, seus precursores, usuários, conceitos e tudo que possa esclarecer e minimizar a aversão que aparentemente as pessoas têm da CONTABILIDADE.

A primeira pergunta que você, por ventura, pode já ter feito é: Por que estudar contabilidade se o curso é de administração?

Lembra-se das quatro funções básicas da administração? Exatamente! A famosa sigla: PODC (Planejamento, Organização, Direção e Controle). A contabilidade tem tudo a ver com as funções básicas da administração. Vamos, agora, relembrar cada uma das funções:

• Planejamento – Como planejar se não sabemos ao certo avaliar os recursos que temos? A contabilidade permite registrar e mensurar os recursos da empresa. Sem os relatórios contábeis, qualquer planejamento é inconsistente.

• Organização – A contabilidade responde pelo levantamento e organização de cada elemento que pode ser mensurado monetariamente na empresa.

• Direção – A tomada de decisões e a consequente execução, ou direção, será prejudicada se não tivermos os relatórios que serão extraídos da contabilidade.

• Controle – Não existe ciência no mundo, que se dedique a registrar e controlar o patrimônio de uma empresa, do que a contabilidade. Ela nasceu com essa finalidade, e apresenta técnicas que são úteis inclusive para que se evitem fraudes nas empresas.

Prezado aluno aprender contabilidade é fundamental para qualquer pessoa que deseja administrar uma empresa. A contabilidade apresenta termos técnicos que chamamos de terminologia ou nomenclatura, os quais são essenciais na linguagem comercial, por ser a linguagem que o administrador precisa conhecer e se familiarizar com ela.

Conceito de contabilidade

A Contabilidade é uma ciência social que através da execução de serviços técnicos, ou seja, controla, organiza, estuda e

Relacionados