Introdu o ao sat lite Landsat 8

2322 palavras 10 páginas
Introdução à missão Landsat e ao satélite Landsat 8
Rubens Antonio Leite Benevides
(Aluno de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura, rubensleite11@gmail.com/CT – UFPI)
André Dias Sampaio
(Aluno de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura, andreclw@hotmail.com/CT – UFPI)

Resumo
Lançado em 2013, o oitavo satélite da série Landsat prolongará por mais cinco anos o maior programa de obtenção de imagens orbitais da terra. Com novos sensores e melhorias em praticamente todas as resoluções em relação aos anteriores satélites da série, o Landsat 8 dará um novo impulso ao sensoriamento remoto, estabelecendo novos padrões de qualidade e expandindo novos horizontes de aplicações para suas imagens. É com o objetivo de descrever tamanha obra da engenharia que este artigo faz uma breve introdução à missão Landsat e o ao seu mais novo satélite. Para tanto, utilizaremos da pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa e quantitativa.

1. Introdução
A partir do momento em que o homem fixou-se em um lugar, para ele, passou a ser importante conhecer o seu arredor. Desde então, buscamos informações detalhadas sobre o mundo que nos cerca, sejam para descrever o relevo, a vegetação, os recursos hídricos ou minerais, planejar-se, defender-se, etc. Com o estudo das ondas eletromagnéticas e consequentemente o aprimoramento da sua detecção, foi possível desenvolver sensores capazes de observar um mundo bem diferente daquele que captamos com nossa limitada visão. O espectro eletromagnético se abriu para nossos “olhos”, e agora utilizamos essa tecnologia para observar o mundo.
O Programa Landsat consiste em uma série de missões para observação da terra por satélites artificiais, gerido conjuntamente pela National Aeronautics and Space Administration (NASA) e pelo United States Geological Survey (USGS). É também o mais longo programa de aquisição de imagens orbitais da terra em operação, coletando imagens em mesoescala da terra há mais de quatro décadas ininterruptas (USGS, 2013).

Relacionados

  • Manual para elaboraçã de testes
    26859 palavras | 108 páginas
  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas