Introdu O Ao Log4J

831 palavras 4 páginas
Introdução ao Log4J

Por quê logging?

Quem nunca precisou depurar qualquer trecho de código que atire a primeira pedra! Bem, depuração é algo trivial no desenvolvimento de aplicações. As principais IDEs possuem depuradores bastante eficientes.

Logging também é uma forma de depuração, que mostra mensagens de status e de erro na tela, por exemplo, ou grava essas mensagens em um arquivo, ou até as duas coisas ao mesmo tempo. Este artigo mostra como usar o Log4J, uma API que faz parte do projeto Jakarta, para fazer logging em suas aplicações.

A instalação do Log4J é bastante simples. Você pode fazer o download do pacote aqui (a versão disponível no momento da escrita deste artigo era 1.2.8). Feito o download, descompacte o arquivo jakarta-log4j-X.X.X.zip em um diretório de sua escolha e adicione a seguinte entrada ao seu CLASSPATH:
<diretório onde você descompactou o log4j>/dist/lib/log4j-X.X.X.jar

No caso do Windows, lembre-se de trocar as barras pelas barras invertidas.

Está na hora de colocar o Log4J pra funcionar. Primeiramente, é preciso saber que o Log4J divide os logs em níveis hierárquicos (do nível mais baixo ao mais severo):
- DEBUG
- INFO
- WARN
- ERROR
- FATAL

Isso traz uma grande vantagem: é possível ajustar o nível de logging que você quer utilizar. Por exemplo: se você, testando sua aplicação, insere instruções de nível DEBUG, você poderia facilmente desligar este nível depois dos testes sem precisar apagar as instruções dentro do código.

Vamos aos exemplos:

01 import org.apache.log4j.Logger;
02 import org.apache.log4j.Level;
03 import org.apache.log4j.BasicConfigurator;
04
05 public class LoggingTest {
06 static Logger logger = Logger.getLogger(LoggingTest.class);
07
08 public static void main(String[] args) {
09 BasicConfigurator.configure();
10
11 logger.setLevel(Level.INFO);
12 logger.debug(?Isso nao vai aparecer...?);
13 logger.info(?Inicializando...?);
14
15

Relacionados

  • Sistemas de informação
    10191 palavras | 41 páginas