Introdu O Administra O Rafa

731 palavras 3 páginas
Introdução à administração

Teoria Clássica de administração - Taylor Fayol
Jules Henri Fayol, autor e criador da teoria clássica da administração, nasceu em 29 de junho de 1841, em Stambul, na Turquia. Fayol começou sua carreira cedo, com 18 anos era formado em engenharia de minas e atuava na área, alavancou sua carreira e logo se tornou um engenheiro administrador. Suas oportunidades foram crescendo e ele se tornou em teórico de gestão. Henri, foi considerado o pai da teoria da gestão, foi o primeiro a avaliar as atividades empresariais que volvem de gestão, tais como: controle, planejamento, coordenação, entre outros. Por esses fatores, o autor e pesquisador tornou-se um teórico clássico de administração e fundou a teoria clássica da administração, que foi reconhecida e aceitada mundialmente.
O autor fundou o Centro de Estudos Administrativos, o mesmo reunia pessoas que se interessavam por negócios comerciais, industriais ou governamentais. O intuito era reunir pessoas para desenvolver teorias administrativas.
Ideias de Fayol
Henri foi um dos maiores doutrinadores da teoria clássica, juntamente com Taylor. A teoria identifica como as organizações são estruturadas, e o quão importante é o fato de haver uma estrutura para as mesmas. O autor, diz que existe uma ligação entre estratégia e teoria empresarial, o que leva aio aprofundamento claro da gestão. Ele defendeu que era possível aplicar os princípios em qualquer tipo de empresa, uma empresa é uma organização deve se iniciar com uma estratégia, um plano, o administrador define seus objetivos para assim, praticar o seu plano de administração. O líder sempre será aquele que mantém o poder, que controla, define, mantém a ordem na determinada organização.
Princípios da administração
O administrador tem uma função diferente de qualquer outra função, segundo Fayol, por isso, os seu 14 princípios devem sempre ser aplicados a gestão, e os mesmos são de imensa necessidade para o gestor:
1. Divisão de trabalho:

Relacionados

  • 20110829 Camilo Eduardo Ico2 Internet Compromocional
    63851 palavras | 256 páginas
  • A era do vazio
    68262 palavras | 274 páginas
  • F S QU MAT E PORT
    194350 palavras | 778 páginas