Introdu owagneeer

384 palavras 2 páginas
Introdução
Os seres vivos são feito de unidades microscópicas chamadas células. Grupos de células formam tecidos que por sua vez constituem órgãos.
O câncer de Mama pode ser definido como a proliferação maligna das células epiteliais que margeiam os ductos ou os lóbulos. Ele é uma doença clinicamente relevante, pois corresponde a quarta causa geral de morte. Os principais fatores associados a um risco aumentando de desenvolver câncer de mama são: sexo feminino, menarca precoce (menstruação antes dos 11 anos) menopausa tardia (após os 55 anos), nulipariedade (nunca ter engravidado), primeira gestação a termo após os trinta anos, ciclos menstruais menores que vinte um dias, mães ou irmã com historia de câncer de mama, na pré-menopausa, dieta rica em gordura animal, dieta pobres em fibras, obesidade (principalmente após a menopausa), radiações ionizantes, etilismo, padrão socioeconômico elevado, ausência de atividade sexual, residência em área urbana e cor branca.
O programa mais efetivo para redução da mortalidade do câncer de ama e o ato de detectar o precocemente. É considerada uma doença grave, mas pode ser tratada e tem cura em muitos casos, desde que seja descoberto a tempo. Os cuidados de Enfermagem na prevenção e promoção da doença consistem em conscientizar a população em programas quanto ao aparecimento dos sintomas, que geralmente á descoberta através do auto-exame de caroço (nódulo) duro, indolor a palpação e são irregulares. Deve-se observar também se há vermelhidão , corrimento, ondulações , e mamilo puxado. A mamografia e o único exame diagnostico capaz de diagnosticar tumores malignos abaixo de 1 centímetro, com esse tamanho o nódulo não consegue ser palpado.
A atenção básica tem como finalidade a tomada de ações de caráter individual e coletivo situada no primeiro nível de atenção dos sintomas de saúde, voltadas para promoção da saúde, a prevenção de agravos , tratamento e a reabilitação. Faz parte do trabalho do enfermeiro realizar palestras

Relacionados