Introduçao

Páginas: 5 (1149 palavras) Publicado: 26 de setembro de 2011
INTRODUÇÃO

O presente trabalho acadêmico sob perspectivas sociais, históricas, filosóficas e psicológicas busca abordar a partir das aulas assistidas e embora menos teóricas em que circunstâncias esses aspectos auxilia o professor em proporcionar que o aluno se compreenda como sujeito construtor e construído pela realidade social. Compreensão essa que ira possibilitar ao aluno sua autonomiapara uma consciência critica da sua realidade.
A criança como todo ser humano, é um sujeito social e histórico e faz parte de uma organização familiar que esta inscrita em uma sociedade, com uma determinada cultura em um determinado momento histórico.É profundamente marcada pelo meio social em que se desenvolvem mas também o marca.
As crianças pensam o mundo de um jeito especial e muito próprio .É a partir das relações que estabelecem com a realidade em que vivem, com o meio familiar e com as pessoas com quem necessitam se relacionar no cotidiano que elas passam a ler e a compreender o mundo. Cabe a educação facilitar essa “leitura” e compreensão, possibilitando,no processo inicial de escolarização, o relacionamento, pela criança,da sua própria historia de vida. É desejável resgatar aimportância das suas ações e atitudes no processo de construção da historia da humanidade, estimulando sempre a sua auto-estima.

PROPOSTA DE ATIVIDADE

A atividade sujeita em sala de aula que ajuda a criança ser compreendida como construtora e construída dentro da sociedade propôs atividades que seja própria do seu imaginário , que colaborem para a formação de sua identidade autentica erespaldada em valores éticos necessários ao cidadão consciente do seu papel na construção da sua historia e da historia do outro.
*Resgatar a historia de vida do aluno, tendo como fator principal a elevação da auto-estima, possibilitando que se identifique como sujeito da historia.
*Identificar e reconhecer aspectos que o caracterizam no grupo ao qual pertencem características físicas e culturais,hábitos costumes, valores e ao mesmo tempo reconhecer sua existência de diferentes modos de ser e viver, tanto na sociedade em que vive, diferentes éticas,sociais, religiosa. Fazer reconhecer-se como sujeito nas relações do estudo, consumo trabalho e lazer que são estabelecidas no espaço em que vive sabendo promover a compreensão em diferentes tipos de relações, harmoniosas ou conflituosas, na família,no trabalho, na produção e nas trocas.
*Faze o aluno conhecer a própria historia e a historia da família e se sentir participante dela. Entender como um processo que constrói das relações estabelecidas pelas pessoas, no tempo e no espaço. Estes são os objetivos específicos.

PROCEDIMENTOS

*Propor sistematicamente brincadeiras em grupo, integrando os alunos através de conversas em rodinha,organizar atividades individual como criação de crachás, a partir de desenho e cartaz para a identificação do aluno.
* Trabalhar a percepção do corpo a partir de observações sistemáticas no espelho, do rosto, dos cabelos, das partes do corpo, da altura, etc.
*Estabelecer observação em dupla acerca das diferenças e das semelhanças entre os demais colegas, buscando construir o conceito do eu e dooutro.
*Fazer gráficos de altura com tiras de jornais, após observações no espelho, procurando estabelecer as diferenças e as semelhanças de tamanho entre as crianças.
*Trabalhar os sentidos: sensibilidade nas mãos (tato), visão, audição, olfato e paladar.
*Fazer um desenho de corpo inteiro, incentivando a criança reproduzir a sua auto-imagem, para isso, disponibilizar a ela diversos materiaiscomo tinta, pinceis, papel colorido, botões, etc.
*Promover momentos para que o aluno observe seu próprio espaço.
*Na classe: nomear todos os objetos e moveis, medir a sala com fita de jornais e fazer maquete da sala de aula com caixa de sapato e outros materiais .
*Na escola passear pelas dependências, conhecer funcionários, pesquisar a historia da escola, trabalhar o nome da escola com suas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Introdução
  • Introduçao
  • Introdução
  • INTRODUÇÃO
  • introdução
  • Introducao
  • introduçao
  • Introdução

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!