Introduçao a informatica

Páginas: 39 (9720 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2012
Introdução
:. Chipset
Seguramente, o chipset é o componente mais importante da placa mãe, pois é ele quem comanda todo o fluxo de dados entre o processador, as memórias e os demais componentes. Os barramentos ISA, PCI e AGP, assim como as interfaces IDE, portas paralelas e seriais, além da memória e do cache, são todos controlados pelo chipset.
O chipset é composto internamente de váriosoutros pequenos chips, um para cada função que ele executa. Temos um chip controlador das interfaces IDE, outro controlador das memórias, etc. Daí o nome Chipset, ou “conjunto de chips”. Existem vários modelos de chipsets, cada um com recursos bem diferentes. Nas placas mãe soquete 7, por exemplo, são utilizados os chipsets i430FX, i430HX, i430VX e i430TX, fabricados pela Intel, além de chipsets deoutros fabricantes. Nas placas super 7, temos uma predominância dos Chipsets Apollo MVP 3, Aladdin V e Sis, enquanto nas placas para Pentium II encontramos basicamente o i440FX, i440LX, i440EX e o i440BX. A lista dos chipsets em uso atualmente inclui também os chipsets i810, i820, Via Apollo 133, entre vários outros.

Antigamente, na época dos primeiros PCs, a placa-mãe era formada por circuitosintegrados discretos. Para cada circuito existente no micro realmente existia na placa-mãe um circuito integrado que desempenhava aquela função. Por exemplo, existia um circuito controlador de interrupções, um controlador de DMA, um temporizador e assim por diante (curiosidade: esses circuitos eram, respectivamente, o 8259, 8237 e 8253).
[pic]
Figura 1: Antigamente eram necessários diversoscircuitos para construir uma placa-mãe.
Com o passar dos anos, a placa-mãe tenderia a ter cada vez mais circuitos integrados. Para a nossa sorte, os fabricantes de circuito integrado conseguiram reunir em poucos circuitos o que antes eram necessários diversos circuitos para obter a mesma função. Por exemplo, todos os circuitos integrados existentes na antiga placa-mãe do PC XT (Figura 1) hoje sãoencontrados em um só circuito, chamado Ponte Sul, como veremos nesta aula.
Atualmente podemos construir uma placa-mãe com poucos circuitos, utilizando chipsets. A tradução mais coerente de chipset seria "conjunto de circuitos integrados de apoio ao processador" (chip = circuito integrado; set = conjunto). Há diversos fabricantes de chipsets, como a Intel, a ALi, a SiS, a Via Technologies, aOPTi, a UMC, entre outros.
Interessante notar que a maioria dos fabricantes de placas-mãe simplesmente implementa o circuito sugerido pelo fabricante do chipset. É importante notar que na maioria das vezes o fabricante do chipset e o fabricante da placa-mãe são elementos distintos. O fabricante da placa-mãe compra os circuitos do chipset diretamente com o fabricante destes, montando as placas.Devemos deixar bem claro que o fabricante do chipset não é necessariamente o mesmo da placa-mãe. Desta forma é totalmente errado dizer que uma placa-mãe é "Intel" só porque usa chipset Intel - afinal, não foi a Intel quem produziu tal placa. Na hora de especificar uma placa-mãe, devemos dizer a sua marca, o modelo do chipset e o tamanho do cache de memória L2 (quando aplicável), como, por exemplo,"Placa-mãe Soyo com chipset Intel 430TX e 512 KB de cache de memória L2".
Interessante notar que cada chipset é designado por uma nomenclatura alfa-numérica, por exemplo 430TX. Esta nomenclatura não designa nenhum circuito em particular, mas sim o conjunto dos circuitos. O chipset 430TX por exemplo, é formado pelos circuitos 82439TX e 82371AB.
A maioria dos chipsets é também conhecido por seunome-código. Por exemplo, o chipset Intel 430FX é também conhecido como "Triton". Como esse foi o primeiro chipset da Intel a ter sucesso comercial, todos os técnicos passaram a recomendar placas-mãe com chipset Triton (ou seja, com chipset Intel 430FX). Acontece que, na boca do povo, isso acabou virando "placa-mãe Triton" - termo que não existe.
Outro cuidado a ser tomado é com os chipsets com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Introdução a informatica
  • Introdução informatica
  • introdução a informatica
  • introdução a informatica
  • Introducao a informatica
  • Introdução a informática
  • Introdução á Informática
  • introdução a informatica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!