Introduçao a economia

Páginas: 12 (2876 palavras) Publicado: 25 de maio de 2011
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO


EDNALVA FIGUEIREDO DOS SANTOS

INTRODUÇÃO À ECONOMIA

Brumado – Ba.
2010

EDNALVA FIGUEIREDO DOS SANTOS


INTRODUÇÃO À ECONOMIA

Trabalho apresentado ao Curso Bacharelado em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Introdução à Economia.

Prof. Edilson Gonçalves Moreira.Brumado – Ba.
2010

INTRODUÇÃO.

O presente trabalho trata-se de um estudo em torno da Inflação e má distribuição de renda. Atualmente, a política econômica brasileira está assentada no regime de metas de inflação que tem sido eficaz em manter a inflação sob controle. A manipulação da taxa de juros, ao afetar os níveis de consumo e investimento, afeta todo o desempenho da atividadeeconômica e retira do empresário a capacidade de impor preços maiores. A inflação, no entanto, mantém-se sob controle ao custo do comprometimento do desempenho econômico. Em outras palavras, mantém-se a inflação sob controle gerando estagnação econômica e desemprego.
A inflação é definida com aumento generalizado dos preços. Uma inflação em níveis elevados é prejudicial ao conjunto do sistemaeconômico, pois o desorganiza e tira a previsibilidade dos agentes econômicos. A inflação, contudo, não afeta a todos os agentes econômicos por igual. Os trabalhadores, que não têm instrumentos para proteger os seus salários, são os mais prejudicados. Os empresários, ao contrário, ao determinar os preços dos seus produtos, têm como proteger as suas margens de lucro. Da mesma forma, a parcela da sociedadeque tem acesso às diversas modalidades de aplicações disponíveis no mercado financeiro tem a sua riqueza protegida da inflação, diferentemente daqueles que não têm acesso ao sistema financeiro.
Pode-se dizer, portanto, que a inflação distribui renda em detrimento dos trabalhadores e dos mais pobres.
Para tanto, quatro perguntas vão nortear o desenvolvimento do trabalho:

1 – De que forma apolítica monetária afeta os resultados econômicos de um país (PIB) e a distribuição de renda.

2 – Como a inflação brasileira atual afeta a distribuição de renda de sua comunidade.

3 – Analisando o Brasil de 1964 até hoje, na questão dos planos econômicos, podemos afirmar que o Plano Real atualmente permite uma maior distribuição de renda ou o modelo ainda segue as Teorias clássicas de, crescendoa economia a distribuição acontece automaticamente. Evidenciaremos nosso posicionamento através de exemplos práticos de nossa comunidade, cidade e estado.

4 – A política econômica brasileira atual utilizada frente a crise mundial atual (2008-2010), pode ser comparada às Teorias Keneysianas, e quais seus efeitos na inflação e distribuição de renda. Nosso posicionamento com exemplos ecomparativos com a política Keneysiana.

DESENVOLVIMENTO

A economia é a ciência social que estuda a atividade econômica, através do desenvolvimento da teoria econômica, e que tem na administração a sua aplicação. Os modelos e técnicas atualmente usados em economia evoluíram da economia política do final do século XIX, derivado da vontade de usar métodos mais empíricos à semelhança das ciênciasnaturais.
A economia é geralmente dividida em dois grandes ramos: a microeconomia, que estuda os comportamentos individuais, e a macroeconomia que estuda o resultado agregado dos vários comportamentos individuais. Atualmente, a economia aplica o seu corpo de conhecimento para análise e gestão dos mais variados tipos de organizações humanas (entidades públicas, empresas privadas, cooperativas etc.) edomínios (internacional, finanças, desenvolvimento dos países, ambiente, mercado de trabalho, cultura, agricultura, etc.).
É a Política Monetária que faz o controle da oferta da moeda e das taxas de juros, no sentido de que sejam atingidos os objetivos da política econômica global do governo, tendo como o principal órgão executor da política monetária o Banco Central, encarregado da emissão...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Introdução á economia
  • Introduçao a economia
  • introducao a economia
  • introdução a economia
  • Introdução à Economia
  • Introdução a economia
  • Introdução a economia
  • Introdução a economia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!