Introduçao a antropologia geral

Páginas: 8 (1805 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
ANTROPOLOGIA

→ Etimologicamente, o termo Antropologia (anthropos, homem; logos, estudo), significa estudo do homem.
→ Como ciência da humanidade, ela se preocupa em conhecer cientificamente o ser humano em sua totalidade.
→ Isso lhe confere um tríplice aspecto:
1- Ciência Social: propõe conhecer o homem enquanto elemento integrante de grupos organizados;
2- Ciência Humana: volta-seespecificamente para o homem como um todo: sua história, suas crenças, usos e costumes, filosofia, linguagem.
3- Ciência Natural: interessa-se pelo conhecimento psicossomático do homem e sua evolução.
→ Assim, relaciona-se com as chamadas ciências biológicas, visando o ser físico e com as ciências culturais, visando o ser cultural.

CONCEITUAÇÃO

→ Hobel e Frost (1981: 3) definem a Antropologiacomo “a ciência da humanidade e da cultura. Como tal, é uma ciência superior, social e comportamental, e mais, na sua relação com as artes e no empenho do antropólogo de sentir e comunicar o modo de viver total de povos específicos, é também uma disciplina humanística.”
→ A Antropologia tem uma dimensão biológica, enquanto Antropologia Física; uma dimensão sociocultural, enquanto AntropologiaSocial e/ou Cultural; e uma dimensão filosófica, ou seja, quando se empenha em responder à indagação: o que é o homem?
→ Apesar da diversidade dos campos de interesse, constitui-se em uma ciência polarizadora, que necessita da colaboração de outras áreas do saber, mas conserva sua unidade, uma vez que seu foco de interesse é o homem e sua cultura.
→ A antropologia visa ao conhecimento completo dohomem, o que torna suas espectativas muito mais abrangentes. Dessa forma, uma conceituação mais ampla a define como “a ciência que estuda o homem, suas produções e seu comportamento.” O seu interesse está no homem como um todo – ser biológico e ser cultural -, preocupando-se em revelar os fatos da natureza e da cultura.
→ Tenta compreender a natureza humana em todos os seus aspectos, no espaço e notempo, partindo do principio da estrutura biopsíquica. Busca também a compreensão das manifestações culturais, do comportamento e da vida social.

OBJETO DE ESTUDO

→ Como ciência do biológico e do cultural, tem seu objeto de estudo definido: O homem e suas obras.
→ Segundo Beals e Hoijer (1968: 5), “seus problemas se centram, por um lado, no homem como membro do reino animal e, por outro,no comportamento do homem como membro de uma sociedade.”
→ O objeto da Antropologia engloba as formas físicas primitivas e atuais do homem e suas manifestações culturais.
→ A antropologia interessa-se, preferencialmente, pelos grupos simples, culturalmente diferenciados, e também pelo conhecimento de todas as sociedades humanas, letradas ou ágrafas, extintas ou vivas, existentes nas váriasregiões da Terra.
→ Atribui-se ao antropólogo a tarefa de proceder a generalizações, formando princípios explicativos da formação e desenvolvimento das sociedades e culturas humanas.
→ Toda investigação antropológica vale-se do método comparativo em busca de respostas para uma infinidade de porquês, na tentativa de compreender as semelhanças e diferenças físicas, psíquicas, culturais e sociais entre osgrupos humanos.
→ Na ausência de um laboratório experimental, o antropólogo lança mão da pesquisa de campo, que lhe fornece os dados desejados e permite testar as hipóteses levantadas na observação de situações peculiares.
→ Daí a importância da contribuição desses antropólogos, fornecendo o maior número possível de estudos sobre grupos humanos, uma vez que cada um deles é o produto de umaexperiência cultural particular.

OBJETIVO DA ANTROPOLOGIA

→ Hobel e Frost (1981: 3) afirmam que “a Antropologia fixa como seu objetivo o estudo da humanidade como um todo...” e nenhuma outra ciência pesquisa sistematicamente todas as manifestações do ser humano e da atividade humana de maneira tão unificada.
→ É um objetivo extremamente amplo, visando ao homem como um expressão global –...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Introdução a Antropologia
  • Antropologia geral
  • Introdução a Antropologia
  • Introdução à antropologia
  • ANTROPOLOGIA GERAL
  • Antropologia
  • INTRODUÇÃO A ANTROPOLOGIA
  • Antropologia geral

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!