INTRODUÇAO DOS JOGOS INVESTIGATIVOS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA.

Páginas: 13 (3068 palavras) Publicado: 9 de dezembro de 2013
Andreia Vitorino Dias Brant





















A INTRODUÇAO DOS JOGOS INVESTIGATIVOS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA.























Betim
Pontifica Universidade Católica
2008
Andreia Vitorino Dias Brant





















A INTRODUÇAO DOS JOGOS INVESTIGATIVOS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA.
.Projeto de pesquisa ao curso de pós-graduação lato sensu em Educação Matemática, do Instituto de Educação Continuada (IEC) da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, como requisito parcial de aprovação na disciplina de Metodologia Científica, sob a orientação da Professora Andréia dos santos.






Betim
Pontifica Universidade Católica
2008



2 OBJETIVO

2.1Objetivo Geral

Analisar se jogos investigativos produzem uma ferramenta eficiente no ensino e aprendizagem da matemática para os alunos do ensino fundamental.

2.2 Objetivo Específico

2.2.1 Identificar bibliografias que trabalhem com a conceituação dos jogos investigativos e sua introdução no ensino e aprendizagem da matemática;

2.2.2 Demonstrar os tipos de jogos que facilitam o ensinoe aprendizagem da matemática;

2.2.3 Estudar os conteúdos matemáticos do ensino fundamental e sua relação com os jogos investigativos;

2.2.3 Estudar a aplicação dos jogos investigativos no ensino e aprendizagem da matemática nas séries do ensino fundamental;

3 TEMA

A introdução dos jogos investigativos no ensino e aprendizagem da matemática.

4 DELIMITAÇÃO DO TEMA

A realização dotrabalho procura demonstrar a aplicabilidade dos jogos investigativos quando relacionado com os conteúdos do ensino fundamental, produzindo uma eficiente ferramenta para o ensino e aprendizagem da matemática, sendo a pesquisa realizada no período de Novembro 2007 e Junho de 2008, tendo por publico alvo professores e alunos que desenvolvem suas atividades nas séries do ensino fundamental.
]


5JUSTIFICATIVA

Desde o surgimento da educação matemática no Brasil a forma como o ensino e aprendizagem da matemática têm sido transmitidos aos alunos é motivo de muitos questionamentos e preocupações pelos educadores. A matemática, por ser uma Ciência que investiga relações entre entidades definidas abstrata e logicamente, não pode ser transmitida aos alunos de forma mecânica e sem significadodentro da sua vida social.

O interesse pelo trabalho surgiu a partir da observação de algumas atividades realizadas no curso de Pós-graduação em Educação Matemática da Pontifica Universidade Católica que envolveu jogos investigativos, despertando a percepção para esta ferramenta de ensino e a possibilidade de facilitar aos alunos a compreensão dos conteúdos matemáticos, de ver as múltiplasrelações que o ensino e aprendizagem da matemática possui através dos jogos, bem como entender o conhecimento matemático e sua relação com o cotidiano.

Assim, há o interesse em descobrir se os jogos investigativos no ensino e aprendizagem da matemática, se traduz realmente em uma ferramenta eficiente, a ponto de levar o aluno a desenvolver e produzir a partir da investigação os conceitosmatemáticos e saber aplicá-los em situações que requeiram conhecimentos de outros conteúdos matemáticos.

A escolha do Jogo e de como aplica-lo nos conteúdos matemáticos é importante para que se possa ter um objetivo pedagógico que faça o aluno se desenvolver do ponto de vista “sócio-afetivo, motor e cognitivo”(Azevedo, 1994, p. 8), e não apenas um caráter lúdico que só proporcione divertimento. Assim,e importante destacar que:

A livre manipulação de peças e regras por si só não garantem a aprendizagem. O jogo pode torna-se uma estratégia didática quando as situações são planejadas e orientadas pelo adulto visando a uma finalidade de aprendizagem, isto é, proporcionar à criança algum tipo de conhecimento, alguma relação ou atitude.(BRASIL, 1998, p.211)

Sendo assim a proposta não...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O uso dos jogos no ensino aprendizagem da matematica
  • O ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DE JOGOS MATEMÁTICOS
  • ensino dos jogos de matematica na aprendizagem de alunos da segunda etapa do ensino fundamental
  • O uso dos jogos para a aprendizagem matematica
  • Jogos e aprendizagem de noções matemáticas
  • jogo no ensino de matematica
  • JOGOS DIDÁTICOS NA ÁREA DE MATEMÁTICA: APRIMORANDO O ENSINO-APRENDIZAGEM DOS EDUCANDOS
  • Os jogos no ensino da matemática

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!