Introduçao Ao Estudo de Direito

Páginas: 2 (375 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2014
Introdução Ao Estudo De Direito
Lei:
Inicio: - Promulgação(formalidade): projeto de lei aprovado elas casas legislativas, as casas fazem o projeto virar lei, e então a lei é promulgada(a leipassa a compor o ordenamnto juridico e um novo direito venha a nascer). Promulgar é formalizar o projeto de lei no ordenamento juridico. Processo de ingresso da lei no ordenamento Juridico. Odireito passa a existir depois da promulgação.

- Publicidade -> publicação (vigência/efeitos/conhecimento): é a partir da publicação da lei que a lei começa a produzir efeitos emrelação aos individuos ou cidadãos. Existe uma presunção absoluta de que todos tenha o conhecimento da lei após a sua publicaçao. Existe um preiodo entre a publicação e a vigência que se chama Vacatio Legis,serve para o um periodo de adaptação, reflexão, da sociedade em relaçao ao conteudo da lei (ao seu comando). O periodo de Vacatio Legis varia de acordo com a complexidade da e da extensão da lei. Seo legislador por meio da lei não mencionar o periodo da Vacatio Legis : No Brasil, a lei começa a produzir efeitos 45 dias após a sua publicação. No estrangeiro a Vacatio Legis começa a prduzirefeitos 3 meses depois de sua publicação (caso o egislador não mencione o periodo). Quando o legislador menciona outro periodo é o que vale. A Vacatio Legis tambem é chamada de vacancia da lei.(Ronald Dworkin)
Meio -> Conteudo normativo :

|_ > Humberto Avila

-Regras: conteudo concreto. Ex: o reu em um processo tem um prazo de 15 dias para a presentar defesa. Tem uma aplicaçao correta em determinada situação. Processo Civil. Amplitude restrita.- Principio: conteudo abstrato. A norma principio é diferente da norma regra porque nao da pra saber de antemão a forma de se aplicar esse conteudo. Ex: Todos são iguais perante a lei....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estudo dirigido
  • Estudo dirigido Introducao ao Estudo do Direito
  • resumo para estudo
  • Introdução ao estudo de direito
  • Introdução do estudo do direito
  • Resumo introdução ao estudo do direito
  • Introdução ao estudo do direito
  • Introdução ao Estudo do Direito

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!