introduçao ao estudo de direito

Páginas: 3 (623 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
Resumo Introdução Estudo Direito
Trabalho por Daniel B. Oliveira, estudante de Direito @ , Em 23/06/2003 5
Tamanho da fonte: a- A+
Neste resumo abordaremos os principais fatos dessa matéria. Contacom o auxilio do livro de Introdução ao Estudo do Direito do e Rui Magalhães e das opiniões e exemplos citados em sala de aula pelo mesmo professor.

Direito: conjunto de normas (orientações)produzido por autoridade competente (está investida no cargo na forma da lei), com caráter coercitivo, que visa a ordenar as relações dos indivíduos entre si para realizar uma convivência ordenada em vistado bem comum.

Coerção: uso da força e do poder pelo sistema jurídico como um todo.

Coação: força aplicada especificamente.

Por que a ordem jurídica é coercitiva? - Porque as pessoas precisamde limites. A sociedade não vai mais prescindir do Direito se evoluir. Só então o Direito poderá deixar de ser coercitivo e passará a ser uma ordem indicativa.

Relacione as Fontes com o conceitode Direito. - O Direito é um conjunto de normas e orientações estabelecidas ou reconhecidas pelo Estado. As fontes são essas normas e orientações para a decisão/prevenção dos conflitos. Tendo o Direitopor objetivo solucionar esses conflitos de interesses, em primeiro lugar de importância vem a legislação que é o conjunto de normas escritas que via de regra prevêem todas as hipóteses de eventuaisconflitos. Em segundo lugar aplica-se a jurisprudência que é o substrato das decisões já proferidas sobre a mesma questão e como subsídio aplicam-se ensinamentos doutrinários produzidos por juristasque se debruçam sobre o estudo das questões mais intrincadas.

Jusnaturalismo - Os primeiros estudiosos do Direito viam-no como Direito Natural vindo de Deus. O Direito seria revelado por Deus aohomem. Numa dúvida sobre uma conduta, Deus revelava ao homem o Direito nela presente, qualificando-a como lícita ou ilícita. Após, o Direito Natural passou a ser visto de modo racionalista. Passou-se a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estudo dirigido
  • Estudo dirigido Introducao ao Estudo do Direito
  • resumo para estudo
  • Introdução ao estudo de direito
  • Introdução do estudo do direito
  • Resumo introdução ao estudo do direito
  • Introdução ao estudo do direito
  • Introdução ao Estudo do Direito

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!