Introduçao ao direito

Páginas: 13 (3040 palavras) Publicado: 12 de maio de 2013
RESPOSTAS
1) Qual a diferença entre conhecimento científico e sensu comum?
R: “Enquanto o senso comum reflete aqueles (pré) conceitos tão tranquilamente aceitos de que uma ideia contrária se apresentaria como um grande disparate”, por outro lado, “o conhecimento científico vai muito além do senso comum. Com seu método de análise, podemos conhecer e investigar os objetos, os fatos, as coisas, apartir das suas causas, efeitos e leis próprias”.
(MEZZAROBA, Orides Manual de metodologia de pesquisa no direito/Orides Mezzaroba , Claudia Servilha Monteiro. – 3. Ed. rev. – São Paulo: SARAIVA, 2006.)

2) Qual a diferença de método e técnica de pesquisa?
R: “Método é o conjunto de princípios de avaliação da evidência, cânones para julgar a adequação das explicações propostas, critérios paraselecionar hipóteses, ao passo que técnica é o conjunto dos instrumentos, variáveis conforme os objetos e temas.”.
(DINIZ, Maria Helena. Compêndio de Introdução à Ciência do Direito. 20. Ed. São Paulo: Saraiva, 2009, pág. 16.)

3) Quais são as características das ciências naturais e humanas?
R: O método natural, na ciência da natureza, ao estudar os fenômenos naturais, refere-se àpossibilidade de explicá-los, constatando a existência de ligações constantes entre fatos. Já, ao estudar os fenômenos humanos, se acresce à explicação o ato de compreender, o cientista tem por objetivo reproduzir o sentido dos fenômenos, valorando-os. Logo, a ciência humana é explicativa e compreensiva à medida que se reconhece a conduta humana, não tem apenas o sentido que lhe damos, mas também o sentidoque ela própria se dá; exige um método próprio que faz repousar sua validade na validade das suas valorações que revelam aquele sentido.
(DINIZ, Maria Helena. Compêndio de Introdução à Ciência do Direito. 20. Ed. São Paulo: Saraiva, 2009, p.16.)

4) O que representaram e são as escolas científicas?
R: “... pretendem encontrar métodos próprios e adequados, para com isso fundarem a Ciência doDireito.”
A escola racionalista. O jusnaturalismo:
“Tem longa tradição, vindo desde os filósofos gregos, passando pelos os escolásticos, na Idade Média, pelos racionalistas dos séculos XVII e XVIII, indo até as concepções modernas de Stammler e Del Vecchio (começo do século XX).”
“Pode-se dizer, em linhas gerais, que essa escola é fundada no pressuposto de que existe uma lei natural, eterna eimutável; uma ordem preexistente, de origem divina ou decorrente da natureza, ou ainda, da natureza social do ser humano.”
“O método para conhecer essa ordenação prévia é o racional. A razão não chega trabalhar com realidades concretas.”
O empirismo jurídico:
“... para os empiristas, o conhecimento é resultante do exame do objeto – ao contrário do racionalismo, que o pressupõe no sujeitocognoscente.”
“O empirismo jurídico, acredita que o conhecimento nasce do objeto, que pode ser a norma jurídica ou o fato social, ou o fenômeno jurídico produzido pelo meio social etc.”
A Escola da Exegese:
“Afirmou conceitos e métodos de investigação que se tornaram perenes e, ainda que camuflados ou ligeiramente alterados, vivem fortemente na Ciência Dogmática do Direito contemporâneo.”
A EscolaHistórica:
“Opondo-se à Escola da Exegese, mas mantendo o mesmo método, a Escola Histórica afirma que o verdadeiro Direito residia nos usos e costumes e na tradição do povo. É a história desse povo, como resultado de suas aspirações e necessidades, que forma o Direito.”
(NUNES, Rizzato, Manual de introdução ao estudo do direito: com exercícios para a sala de aula e lições de casa– 9ª ed. – SãoPaulo: Saraiva, 2009. p. 54-55-59.)

5) Qual deve ser o pressuposto e qual o objeto de investigação da ciência do direito?
R: “Como ramo de ciência humana, a Ciência do Direito tem como substrato de pesquisa o homem, em todos os aspectos valorativos de sua personalidade.”
“É colocado assim, como pressuposto, o homem e sua condição existencial como princípio de investigação. A Ciência do Direito...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Introdução ao Direito
  • Introdução ao direito
  • introdução ao direito
  • introdução ao direito
  • Introdução ao direito
  • Introduçao ao direito
  • Introdução ao direito
  • Introduçao ao direito

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!