Introduçao ao direito

Páginas: 7 (1588 palavras) Publicado: 15 de setembro de 2013
Aponte a relação de dependência existente entre a sociedade e o direito .

Acredito que a sociedade criou o direito, assim como o tal necessita do direito para a regularização de suas relações. Além de tudo, é a sociedade com a sua dinâmica que impulsiona a evolução do direito. Desde o inicio de sua historia, o ser humano passa por um processo de humanização (processo que implica a evolução dohomem ao tentar aperfeiçoar-se as suas aptidões através da interação com o meio envolvente) e hominização (desenvolvimento evolutivo do homem por características que diferenciam de seus antepassados primatas). Para atingir o que quer, precisa do outro. Tendo em vista que somente um ente que fosse capaz de resguardar a coesão e a harmonia sociais, a sociedade entregou essa tarefa (de certa forma)ao Estado devido às suas proporções. Então, acredito que a relação consiste em que a sociedade fez o Estado surgir e deu a ele o poder de intervir nas relações sociais para que direitos e deveres fossem iguais para todos, criando também sanções para aqueles que rompessem a coesão do social.


Qual a importância dos instrumentos de controle social dentro das relações humanas?

E de ressaltar,de início, que o direito não é o único responsável pela harmonia da vida em sociedade, uma vez que a religião, a moral, as regras de trato social igualmente contribuem para o sucesso das relações sociais. Se devemos dizer que o direito não é o único valor, nem o mais alto, ele é, contudo, a garantia precípua da vida em sociedade.
Se há outros instrumentos do controle social, cada um é em suafaixa própria. Preceitua Paulo Nader : “ A do direito é regrar a conduta social, com vistas a ordem e a justiça, e somente os fatos sociais mais importantes para o convívio social é que são juridicamente disciplinados. Assim, o direito, não visa o aperfeiçoamento interior do homem, essa meta pertence a moral. Não pretende preparar o seu humano para uma vida supraterrena, ligada a Deus, finalidadebuscada pela religião. Nem se preocupa em incentivar a cortesia, o cavalheirismo ou as normas de etiqueta, campo específico das regras de trato social, que procuram aprimorar o nível das relações sociais.
O fato é que o direito, dentro da sua faixa que lhe é própria, provoca, pela precisão de suas regras e sanções, um grau de certeza e segurança no comportamento humano, que não pode ser alcançadopelos outros tipos de controle social.

Por que o termo Direito é ambivalente? Explique.

O conceito de direito é um dos mais tormentosos temas da filosofia jurídica. Nesse sentido, questiona-se, quanto ao conhecimento jurídico, se possui natureza científica ou não. Considerando ser ciência o corpo de conhecimento específico, dotado de objeto definido e método próprio, afirmam alguns ser oestudo do direito, invariavelmente, científico. Tomando, por outro lado, a ciência como a pesquisa que resulta na identificação de condicionantes e determinantes, outros, como Luís Aberto Warat, sustentam ser a cultura jurídica conhecimento de outra sorte, vez que as respostas se encontram fechadas em discurso ideológico pré-definido.
Em sua digressão sobre o "senso comum teórico dos juristas", Waratafirma que duas são as espécies de teorias: as ideológicas (senso comum teórico) e as científicas. As primeiras formam parte do real, ao passo que as segundas reconstroem o real social, ampliando-o com a compreensão de seus determinantes e condicionantes. Para o eminente jurista, o "senso comum teórico" jamais se situa externamente à materialidade ideológica, identificando-se com a noção demanipulação da linguagem a serviço do poder.
A despeito de assistir razão ao autor quando afirma existência do componente ideológico na cultura jurídica, é necessário reconhecer que o método empregado nas universidades e demais institutos de pesquisa jurídica é indubitavelmente científico. O que se verifica, em verdade, é uma natureza ambivalente nos escritos relativos à matéria jurídica: a par de um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Introdução ao Direito
  • Introdução ao direito
  • introdução ao direito
  • introdução ao direito
  • Introdução ao direito
  • Introduçao ao direito
  • Introdução ao direito
  • Introdução ao Direito

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!