Introdução

Páginas: 10 (2449 palavras) Publicado: 6 de junho de 2015
Introdução
_distribuição dos elementos químicos controlada por parâmetros físico-químicos;
_natureza dos produtos formados nas reações endógenas e exógenas depende do comportamento geoquímico dos elementos;
_reações químicas que ocorrem na natureza têm uma
escala diferente das reações químicas realizadas em laboratório (tempo geológico);
_Geoquímica é um ramo da Geologia e da Química, queenvolve a aplicação de princípios da química para solucionar problemas de geologia, permitindo um conhecimento mais exato dos fenômenos químicos que tem lugar na natureza.


Geoquímica pode ser considerada como um método de pesquisa que procura medir sistematicamente o conteúdo em um ou mais elementos traços, contido nos mais diversos tipos de materiais como:

Sedimento de Corrente
Esse Método éutilizado principalmente em Pesquisa Regional, onde o objetivo é definir um Alvo a ser estudado posteriormente. As amostras coletadas informam possíveis anomalias a Montante do local da coleta de amostra, pois o fundamento desse Método Geoquímico baseia-se no fato de que o sedimento de corrente reflete a composição das rochas localizadas na bacia (ou sub-bacia) de drenagem estudada.
Sedimento deCorrente é todo sedimento que está sendo transportado por uma corrente fluvial. É usado em levantamentos regionais, semi-regionais e semi-detalhe. As águas pluviais, ventos e outros fatores promovem o intemperismo e, subseqüentemente, o transporte das rochas até os córregos, riachos e rios e a partir destes, o transporte pelos sistemas de drenagem da área.


- Poucas amostras cobrem uma grande área;
-Mostram teores (relativos) mais elevados que outros métodos (hidrogeoquímica)
- Estuda um grande número de elementos.
- Maior independência climática.
- A análise química pode ser realizada após longo tempo de coleta.
Numa campanha regional de Sedimento de Corrente o conceito de Associação Geoquímica, Elemento Farejador é muito importante.




Concentrado de bateia: Concentrado de Batéia
Essemétodo de Geoquímica de Exploração tem por finalidade obter um resíduo pesado (concentrado pesado) por meio de concentração gravimétrica utilizando uma batéia.
É utilizado principalmente na procura de elementos/minerais que ocorrem como resistatos no ambiente secundário, os quais provocam realce nas anomalias. Pode ser aplicado em qualquer dos métodos anteriores, pois este método visa a concentraçãode minerais pesados para ressaltar possíveis anomalias. Os defensores desse método afirmam que, se o objetivo da Pesquisa Mineral é os Minerais Pesados (ouro, scheelita, tantalita, etc) o concentrado de batéia apresenta maior probabilidade de se obter resultados positivos, diminui a possibilidade de erros analíticos devido à baixa concentração do elemento procurado ou seu farejador.
Dependendoda abundância do elemento, do estágio do trabalho de prospecção, entre outros fatores, o concentrado de batéia pode oferecer informações importantes ainda no campo. A antecipação das informações favorece as tomadas de decisão e agilizam alguns procedimentos em campo.
Aqueles que argumentam contrariamente ao Método de Concentrado de Batéia explicam que o Material enviado ao laboratório éconstituído dos minerais mais densos.
Obviamente isso é uma grande distorção da realidade, ou seja, das características do material original. Ademais são perdidos alguns minerais leves que podem dar informações importantes da presença do metal procurado, como por exemplo, as moscovitas de pegmatito que geralmente catalisam íons de Ta ou adsorvem esse metal se o mesmo estiver presente no pegmatito. Noconcentrado de batéia esta informação estaria perdida.
VANTAGENS
- Análise rápida e barata – realizada com ou sem lupa – no próprio campo.
- Anomalias são realçadas devido a eliminação do estéril

solo e rochas: Pedogeoquímica
É o método de Geoquímica de Exploração de coleta de solo. SOLO é a camada que
recobre as Rochas, sendo constituído de proporções e tipos variáveis de Minerais (formados por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Introdução
  • Introduçao
  • Introdução
  • INTRODUÇÃO
  • introdução
  • Introducao
  • introduçao
  • Introdução

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!