INTRODUÇãO

Páginas: 2 (453 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Introdução
Leitura de um instrumento graduado.
Os erros na leitura de volumes devem ser eliminados, pois são responsáveis por sérios prejuízos nas determinações químicas. Para que isso aconteça oolho do observador precisa estar no nível da superfície do líquido, evitando assim o erro devido à paralaxe, uma condição que faz com que o volume pareça menor que seu valor verdadeiro, se o meniscofor visto de cima, e maior, se o menisco for visto de baixo.

Pipeta
É o nome de um instrumento de medição e transferência rigoroso de volumes líquidos.
As pipetas são classificadas como:graduadas, possuem uma escala para medir volumes variáveis; as volumétricas possuem apenas um traço final, para indicar um volume fixo e final, sendo suas medições mais rigorosas.
No caso da pipetaapresentar dois traços em sua porção superior, após o escoamento do líquido (ou solução), deve-se soprá-la, pois o material remanescente na ponta faz parte da leitura realizada.

Proveta
A Proveta é uminstrumento quase cilíndrico de medidas para liquidas. Possui uma escala de volumes razoavelmente rigorosos.
Pode ser fabricada em vidro ou plástico, com volumes que normalmente variam entre 01 e2.000 mililitros. Para medição de volumes mais precisos é preferível o uso das Pipetas.

Balão Volumétrico
O Balão Volumétrico ou Balão Graduado é um frasco utilizado na preparação e diluição desoluções com volumes precisos e pré-fixados.
Possui um traço de aferição no gargalo. Este tipo de vidraria é usado na preparação de soluções que precisam ter concentrações definidas (concentraçõesexpressa em uma grandeza por unidade de volume). Os balões volumétricos têm um volume único e fixo que é descrito no próprio balão.

Bureta
A Bureta é um tubo graduado, com a extremidade alongada, naqual existe uma torneira. É utilizado em posição vertical, para transferir porções de líquidos de volumes rigorosamente conhecidos para outros recipientes, geralmente durante operações de titulação....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Introdução
  • Introduçao
  • Introdução
  • INTRODUÇÃO
  • introdução
  • Introducao
  • introduçao
  • Introdução

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!