Introdução

Páginas: 7 (1661 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
INTRODUÇÃO
A arte de administrar. A maioria das pessoas se julga capazes o suficiente para serem bons administradores. No entanto, quando se trata de uma definição exata para o seu sentido se surgem grandes dúvidas.
Mas hoje encontra-se uma definição muito interessante já conhecida por todos “Administração é um conjunto de atividades dirigidas à utilização eficiente e eficaz de recursos, nosentido de alcançar um ou mais objetivos ou metas organizacionais” (SILVA, 2001). Baseando-se nessa definição, pode-se construir um trabalho e desenvolver um projeto.
A administração também possui um ciclo, composto por planejar, organizar, dirigir e controlar seus processos. Assim, sugere-se que antes de por em prática qualquer ideia, que haja um planejamento de métodos e ações para que se alcanceum determinado objetivo ou meta. Após ter seu planejamento todo formalizado, é hora de organizar os procedimentos, reunindo todos os materiais necessários para seguir o planejamento, isto inclui equipamentos e pessoas. Assim sendo, as tarefas são conduzidas de acordo com o objetivo, direcionando caminhos e métodos, dividindo processos e sempre coordenadas para que não haja desvios de padrão. Porúltimo, mas isso não significa que seja o fim, tem de se controlar todo o seu projeto, verificando se tudo está ocorrendo de acordo com o que foi planejado e ordenado. Caso esteja tudo nos conformes, só resta seguir o planejamento, que pode vir sendo modificado com o tempo por situações que, na maioria das vezes, vem externamente, tendo que mudar o ponto de vista e algumas tarefas, para que secontinue no mesmo caminho, a alcançar seu objetivo ou meta.
Indo mais afundo, para uma melhor organização em um ambiente profissional, temos que ter umas noções de administração da produção e operações, pois, para Wagner Luiz Marques (2013, p. 461) “nela trabalha-se previsão, planejamento, organização, coordenação e controle”.
Hoje se consegue observar o que a realmente significa administração daprodução e operações. O que antes se entendia por algo a ver com equipamentos, maquinários e instalações, hoje é visto de maneira muito diferente e, arrisca-se em afirmar, de maneira correta.
Não se sabe ao certo quando a qualidade começou a existir, mas desde mais de 2000 a.C. já se existia uma preocupação com, pelo menos, a durabilidade e funcionalidades das moradias da época.
“Há quem diga queexistem tantas definições para qualidade quantas pessoas existem para defini-la“ (LUCINDA, 2010). Segundo o dicionário Aurélio, basicamente qualidade é a “s.f. Maneira de ser, boa ou má, de uma coisa”. Como percebemos, sua definição concreta, pode gerar muitas divergências, porém, podemos avaliar os fatores em comum que influenciam a qualidade nos diversos pontos de vista.
Quando se pergunta àdefinição de qualidade, as respostas costumam exemplificar o que faz um produto ou serviço ter qualidade. O que se pode observar são algumas características exigidas em comum, como mercado, capital humano, dinheiro, administração, motivação, materiais e equipamentos, máquinas, tecnologia da informação e exigências na montagem do produto ou prestação de serviço.
Segundo o livro Administração deOperações; Da Formulação Estratégica Ao Contrato Opcional (p. 228, 2003) existem 8 critérios da qualidade apresentados por Garvin (1982) para “estruturar o pensamento sobre o assunto, permitir sua análise e subsidiar tomada de ações competitivas por parte das empresas”. Esses critérios são: conformidade, confiabilidade, “features” opcionais, desempenho, durabilidade, atendimento, estética e qualidadepercebida. Mesmo sendo uma tarefa muito difícil, a excelência em um produto ou serviço baseia-se nesses critérios, porém, vai de cliente para cliente classificar por ordem de importância os mesmos. Juntos esses critérios são capazes de classificar um produto ou serviço como de boa ou má qualidade.
Aqui se analisa o que é e o que caracteriza a qualidade, mas para quê? Por que a qualidade é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Introdução
  • Introduçao
  • Introdução
  • INTRODUÇÃO
  • introdução
  • Introducao
  • introduçao
  • Introdução

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!