Introdução a o que acontece no cérebro durante um orgasmo

Páginas: 9 (2130 palavras) Publicado: 5 de abril de 2013
Introdução a O que acontece no cérebro durante um orgasmo?

Espirro: uma alternativa ao orgasmo?
© istockphoto.com / YinYang
Embora as razões de se ter relação sexual sejam variadas e complexas, o orgasmo geralmente é o objetivo principal. Como todos somos muito diferentes, é impossível criar uma descrição universal do orgasmo. A única coisa com a qual a maioria das pessoas concorda é que ele éuma experiência incrível e intensamente prazerosa.
Então, o que é orgasmo? Na dúvida, procure no dicionário. O Oxford English Dictionary define o orgasmo como "um movimento repentino, espasmo, contração ou convulsão [...] uma onda de excitação sexual". O Merriam-Webster é mais descritivo e afirma que é "uma descarga explosiva das tensões neuromusculares no auge da excitação sexual, geralmenteacompanhada pela ejaculação do sêmen, no homem, e pelas contrações vaginais, na mulher". O famoso pesquisador sexual Dr. Alfred Kinsey disse certa vez que o orgasmo "pode ser comparado ao crescendo, clímax e silêncio repentino a que chega a orquestra de emoções humanas... uma explosão de tensões; e também ao espirro" [fonte: Geddes].
A comparação do Dr. Kinsey ao espirro pode ser contestada, mas foraisso, todas essas definições estão basicamente corretas. Elas são apenas algumas das muitas tentativas de descrever exatamente o que significa ter um orgasmo.
Praticamente todo aspecto do orgasmo - o que é necessário para se ter um, porque algumas pessoas parecem não conseguir chegar a ele e porque outras o têm sob qualquer condição - foi tema de muita pesquisa e debate. Sabe-se muito bem o queacontece com o corpo durante um orgasmo e o cérebro tem um papel bastante importante nisso, apesar de os pesquisadores ainda estarem descobrindo o que acontece exatamente. Então, vamos começar analisando as mensagens que o corpo envia ao cérebro.
Orgasmos e nervos
Se os nervos não enviassem impulsos de volta à medula espinhal e ao cérebro, um orgasmo não seria possível. Assim como acontece comqualquer outra parte do corpo, os órgãos sexuais possuem diferentes nervos que enviam informações ao cérebro informando-lhe sobre a sensação que está sendo sentida. Isso ajuda a explicar o porquê das sensações serem percebidas de forma diferente, dependendo do local onde a pessoa está sendo tocada. O orgasmo clitoriano, por exemplo, é diferente do orgasmo vaginal porque vários conjuntos de nervosdiferentes são envolvidos.

istockphoto.com / Sebastian Kaulitzki
Todos os órgãos sexuais possuem uma grande quantidade de terminações nervosas (só o clitóris tem mais de oito mil), que são, por sua vez, conectadas a grandes nervos que percorrem o corpo até a medula espinal. (Uma exceção é o nervo vago, que se desvia da medula espinhal.) Essas terminações nervosas realizam outras funções no corpo alémde suprirem o nervo, e então, retornam ao cérebro durante a estimulação sexual. Conheça os nervos e os órgãos sexuais ao qual correspondem:
nervo hipogástrico - transmite o estímulo sexual do útero e colo do útero, nas mulheres, e da próstata (em inglês), nos homens
nervo pélvico - transmite o estímulo sexual da vagina (em inglês) e colo do útero, nas mulheres, e do reto, em ambos ossexos
nervo pudendo - transmite o estímulo sexual do clitóris, nas mulheres, e do escroto e pênis, nos homens
nervo vago - transmite o estímulo sexual do colo do útero, útero e vagina
O papel do nervo vago nos orgasmos é uma descoberta nova e ainda há muita coisa desconhecida a respeito; até há pouco tempo, os pesquisadores não sabiam que ele passava pela região pélvica.

Como amaioria desses nervos é associada à medula espinhal, seria lógico que uma pessoa com lesão medular não fosse capaz de ter um orgasmo. E por muito tempo, era isso que as pessoas ouviam. Entretanto, estudos recentes mostram que os pacientes com lesão medular - mesmo as paraplégicas - podem chegar ao orgasmo. Em 2004, o Dr. Barry Komisaruk e a Dra. Beverly Whipple, da Universidade de Rutgers,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • COMO FUNCIONA O CÉREBRO DURANTE A LEITURA
  • Orgasmo
  • Orgasmo
  • O que é um orgasmo
  • acontece isto
  • cerebro
  • Cerebro
  • CEREBRO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!