Introdução a sintaxe do portugues brasileiro

Páginas: 5 (1002 palavras) Publicado: 22 de janeiro de 2013
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA – UNIR
CAMPUS DE GUAJARÁ-MIRIM
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA LINGUAGEM
CURSO DE LETRAS

JOSÉ AILTON DE OLIVEIRA


















Língua Portuguesa V

(Introdução à Lingüística Teórica)






















GUAJARÁ – MIRIM
2012
JOSÉ AILTON DE OLIVEIRA


















Língua PortuguesaV

(Introdução à Lingüística Teórica)

Trabalho apresentado como requisito avaliativo parcial para a disciplina de Língua Portuguesa V, do Curso de Letras, ministrada pela Prof. Marcy Felix Martins, do Campus de Guajará-Mirim da Universidade Federal de Rondônia.

.


















GUAJARÁ-MIRIM
2012LYONS, John. Introdução a Lingüística Teórica. Ed. Nacional, São Paulo: 1979

John Lyons foi educado no Colégio St Bede, em Manchester , e no Colégio de Cristo, Cambridge , onde formou-se em clássicos em 1953 e um diploma em Educação em 1954. Depois de fazer seu serviço nacional na Marinha durante dois anos ele voltou para Cambridge como estudante de doutorado em 1956. [...] Em 1961 ele retornouao Colégio de Cristo, onde lecionou até 1964. Entre 1965 e 1969 ele foi o editor fundador do Journal of Linguistics . [2] De 1964 a 1984 foi professor de lingüística nas universidades de Edimburgo e Sussex . Por 15 anos ele era o mestre de Trinity Hall, Cambridge antes de se aposentar em 2000, ele agora é um membro honorário na faculdade. Em 1987 ele foi nomeado cavaleiro.
1.1.1 - Definição daLinguística;
Para Lyons a Linguística pode ser definida como o estudo científico da língua [...] (p.01)

1.1.2 – A terminologia Linguística
[...] os termos técnicos empregados neste livro serão introduzidos gradativamente, com explicação, minuciosa, sempre que possível, com referencia aos termos tradicionais de uso geral. Como veremos, o uso de um vocabulário especializado elimina um bomnúmero de ambigüidades e de possível mal-entendidos. (p. 02)

1.1.3.- Abordagem objetiva da língua
A principal dificuldade que enfrenta quem pela primeira vez aborda o estudo da Linguística é a de que não está preparado para encarar a língua objetivamente[...] (p 02)

1.1.4 - História da Lingüística
Nada ajudará ao leigo ou a quem entra em contato com o estudo científico da língua, do que algumanoção do estudo da Linguística [...] Mas a História da Linguística é hoje de interesse não apenas por nos habilitar a liberta-nos de certas concepção falsas, e correntes sobre a língua. A lingüística, como qualquer outra ciência constrói sobre o passado; e assim o faz não somente desafiando e refutando doutrinas tradicionais, mas também as desenvolvendo e reformulando-as [...] (02-03)

1.2.1 –Suas origens filosóficas

A gramática tradicional, como tantas outras das nossas tradições acadêmicas, remota à Grécia do séc. V a.C [...] (p.04).

1.2.4 – O período alexandrino

[...] A admiração pelas grandes obras literárias do passado encorajou a crença do que a própria língua na qual elas tinham sido escritas eram em si mais “pura”, mais correta do que a fala coloquial corrente deAlexandria e de outros centros helênicos [...] (p. 09)

1.2.5 A Gramática Grega

[...] E foi em Alexandria que se codificou mais ou menos definitivamente o que hoje chamamos de gramática “tradicional” do Grego. [...] (p. 12).

1.2.6 – O período Romano

[...] As crianças aprendiam a falar, a ler, e a escrever grego tão bem como o Latim, e frequentemente iam completar sua educação em alguns dosgrandes centros helenísticos de filosofia e retórica. [...] (p. 13)

1.2.7- O período Medieval

A gramática cientifica, ou “especulativa”, tinha como tarefa descobrir os princípios pelos os quis a palavra, como um signo, relacionava-se, de um lado à inteligência humana e, de outro, à coisa que ela representava, ou “significava” [...] (P.15)

1.3.1 – “Famílias linguísticas”

É um fato bem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aspectos da sintaxe do português brasileiro e do português de mocambique
  • Sintaxe do português
  • sintaxe do português
  • Fichamento da introdução e capítulo um do livro as origens do português brasileiro
  • Portugues sintaxe que
  • Introdução a sintaxe
  • Sintaxe e léxico no português do brasil
  • Portugues e brasileiro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!