Introdução a Psicologia

Páginas: 11 (2523 palavras) Publicado: 22 de junho de 2014


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO .....................................................................................04
2. PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL ....................................................06
3. A HISTÓRIA DA PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL....................07
4. ÁREAS DE ATUAÇÃO.....................................................................09
5.CONCLUSÃO....................................................................................10
6. BIBLIOGRAFIA.................................................................................11
























Introdução

A cada ano que passa, a psicologia vem conquistando “espaço”, e campo de trabalho, e é através dessas conquistas que a psicologia se desenvolveu e caracterizou-se como umaciência que pode ser colocada em prática em diversas áreas: clínica, escolar, organizacional, esporte, trânsito, jurídica, etc.
A psicologia Organizacional, iniciou-se com psicologia do trabalho na década de 30, com a formação de psicotécnicos que na sua maioria eram engenheiros que se dedicavam aos problemas de ajustamento humano ao trabalho. Esses profissionais eram formados na escola de Sociologiae política de São Paulo, no Instituto de Seleção e Orientação Profissional da Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro. Mas é a partir da obra do autor Emilio Mina y Lopez, que formou na década de 50 a psicologia Industrial e do trabalho.
Então, a partir dessa década (50), o trabalhador deixou de ser visto isolado, e a organização passou a ser vista como uma fonte de variáveis qual deveriamser consideradas no processo de ajustamento do trabalho. Essa visão ficou clara com a abordagem humanista (segundo Chiavenato 1999); ela nasceu da necessidade de corrigir a tendência a desumanização como grupos de pessoas, enfatizando estas pessoas, lhe transmitindo confiança e lhes dando autonomia.
“A organização é um sistema de atividades conscientes coordenadas de duas ou mais pessoas, acooperação entre elas é essencial para a existência da Organização” (Chiavenato, 1999)
Existe muitas organizações e é grande a influência das organizações sobre a vida dos indivíduos, tudo é influenciado pela sociedade que é uma Organização (maneira de vestir, trabalhar, divertir etc). Mas a organização recebe influencia de seu influenciado, com isso percebe-se que a sociedade moderna é uma sociedadede organizações humanas.
As organizações são sistemas muito complexos, é devido a essa complexidade que a psicologia Organizacional tem seu campo de trabalho; É a sua imenção nesse campo se torna necessário para que fenômenos Organizacionais sejam compreendidos.
O psicólogo dentro da Organização precisa¹ conhecer a dinâmica de funcionamento do local, buscar conhecimentos em relação aadministração de recursos humanos, habilidades para conciliar os meios da empresa e funcionários repensar alternativas e abordagens, para assim satisfazer as necessidades da organização.
Atualmente o psicólogo Organizacional conquistou seu “espaço”, através de um bom trabalho, perseverança e competência, mostrando a sua importância dentro da empresa. Assim a diversidade de atuação do psicólogoOrganizacional se expandiu, obtendo-se um repertório muito grande de atividades conciliadas aos profissionais de psicologia.
Dentre muitas funções² que o psicólogo Organizacional pode realizar com competência são:
• Planejar, elaborar e avaliar análise do trabalho;
• Participar de recrutamento e seleção de pessoal;
• Elaborar, executar e avaliar, em equipe multiprofissional, programas detreinamento e formação de mão-de-obra;
• Participar, assessorar, acompanhar e elaborar instrumentos para o processo de avaliação pessoal;
• Planejar, coordenar, executar e avaliar programas de treinamento, de capacitação e desenvolvimento de recursos humanos;
• Participar de programas educacionais, culturais, recreativos e de higiene mental, com vistas a assegurar a preservação da saúde e da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Introdução a psicologia
  • introdução à psicologia
  • introdução à psicologia
  • Introdução a psicologia
  • Introdução a psicologia
  • Introdução à Psicologia
  • Introdução a psicologia
  • Introdução a psicologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!