Introdução a psicologia

Páginas: 87 (21649 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2012
Conceito de Psicologia
 
O termo Psicologia deriva de 2 palavras gregas, psyche (alma) e logos (ciência, estudo). Esta define-se como estudo científico do comportamento e dos processos mentais, isto é, estuda o que é observável (o que fazemos) e ñ – observável (o que pensamos e sentimos). A psicologia é entendida como ciência devido ao facto da mesma excluir a simples observação (sabedoriapopular) dos factos. Assenta em métodos bem organizados para atingir os seus fins que se traduzem, essencialmente, em fazer uma descrição dos comportamentos e processos mentais; compreender o que há de comum entre os indivíduos e o que os distingue dos grupos; tentar explicar um determinado comportamento identificando a sua causa; prever eventos futuros baseados em eventos passados e por últimodescobrir quais os factores que levam á alteração (mudança) de determinados comportamentos, tentando modelá-los de modo a troná-los adequados á situação ou meio.
Contudo, necessita de recorrer a outras ciências para que possa analisar de forma mais rigorosa os factos psíquicos, isto é, ñ trabalha isoladamente pois assim é-lhe possibilitado uma visão mais diversificada e mais complexa dos fenómenos.A antropologia, sociologia, etologia, biologia, medicina e informática são algumas das ciências que complementam o estudo da psicologia.
A psicologia tem vindo a demonstrar um papel importante nas sociedades contemporâneas pois esta contribui para a adaptação e bem – estar nas constantes alterações da vida social.
 
Evolução da Psicologia
 
Na sua curta história a Psicologia evoluiu deciência dos processos mentais para ciência do comportamento e dos processos mentais. Wunt, Watson, Wertheimer, Freud, e Piaget forma os vários psicólogos que protagonizaram a evolução da Psicologia. Wunt emancipou a Psicologia da Filosofia. Criou um laboratório experimental e dedicou-se ao estudo dos processos mentais, em particular, a consciência e as sensações e optou pelo método introspectivo.Watson revoluciona o conceito da psicologia. Desta vez o seu objecto de estudo baseou-se nos comportamentos observáveis. Recorreu ao método experimental e foi aqui que as suas teorias podiam ser refutadas e experimentadas. Depois desta perspectiva surge uma nova concepção, a dos gestaltistas. Opunham-se aos behavioristas e aos associacionistas na medida em que defendia que nãos e deve reduzir aconsciência aos seus elementos mais simples. Mais tarde Piaget centra a sua actividade no desenvolvimento cognitivo e intelectual e dedica-se a o método clínico. Piaget deu especial atenção á criança, alterando por completo a sua noção de ser igual aos adultos. Freud deu seu contributo no estudo do inconsciente e dos processos patológicos. Como método de investigação e prática a psicanálise.
 História da Psicologia
Psicologia Filosófica
 
A psicologia tem um longo passado e uma curta história. Com longo passado porque desde bem cedo os filósofos interrogavam-se sobre os mistérios da mente e os enigmas do comportamento humano e com curta história pois só em 1879 se marca o seu início como disciplina autónoma, com a construção do laboratório experimental por Wunt. É, então aqui que começa aassumir características científicas, baseando-se na observação, recolha de dados, experiências.
Pode-se afirmar que a filosofia (mãe de todas as ciências) foi a pioneira na introdução desta nova disciplina. Durante muitos séculos, foi definida como um saber acerca da alma. No entanto, a alma era considerada uma realidade metafísica e nunca poderia ser tomada como uma ciência mas somente como umacrença. Os filósofos limitavam-se a especulações, fazendo uso da razão, reflexão e discussão. Utilizavam, assim, como método o raciocínio dedutivo e as leis da lógica e rejeitavam todo o conhecimento proveniente dos sentidos (conhecimentos empíricos). A este período, a psicologia ficou conhecida como pré científica e só depois em 1879 passa a funcionar como ciência.
 
Associacionismo/...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Introdução a psicologia
  • introdução à psicologia
  • introdução à psicologia
  • Introdução a psicologia
  • Introdução a psicologia
  • Introdução a Psicologia
  • Introdução à Psicologia
  • Introdução a psicologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!