Introdução a Psicologia " Clínica para crianças"

Páginas: 6 (1289 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014








INTRODUÇÃO A PSICOLOGIA









Professora: Elisabete Shineidr








Universidade Estácio de Sá
Campus: Sulacap – RJ





Turno: Noite
1° Período








Aluno(a): Camila dos Santos Coelho Matrícula: 201301453498
Aluno(a): Monique Cardoso Domingos Matrícula: 201307330118




PSICOLOGIA CLÍNICA PARA CRIANÇASINTRODUÇÃO
O trabalho a seguir visa mostrar o papel do psicólogo em atendimento infantil. Abordando a forma em que o mesmo atua em sua área, desde o que é psicologia clínica infantil, o objetivo, os motivos que fazem os pais procurar um psicólogo, a forma e os métodos de trabalho, carga horária, honorários, entre outros.Psicologia Clínica Infantil
A psicologia da infância é uma área da psicologia que possuí profundos e sólidos conhecimentos sobre o desenvolvimento das crianças e o psicólogo pode, mediante a observação e interação com uma criança, perceber se o seu desenvolvimento físico, intelectual e psíquico está a processar-se dentro dos parâmetros esperados, se está lentificado ou pelo contrárioacelerado .

Objetivo do atendimento

É ajudar as crianças e seus pais a lidarem com as questões infantis, e é fundamental que os pais ajudem os seus filhos, para evitar problemas futuros no desenvolvimento social e emocional da criança. 
Quando procurar a ajuda de um Psicólogo em Clinicas Infantil
Muitos adultos têm dúvidas sobre a necessidade de buscar ajuda de um psicólogo para seu filho.Embora as crianças manifestem em geral comportamentos que indicam quando algo não está bem, a grande maioria dos pais reluta em procurar ajuda de um psicólogo infantil. Os pais tendem a pensar que a criança esta passando apenas por uma fase, que será superada sozinha. Ou se sentirem culpados, receosos de que a terapia com o psicólogo para crianças possa apontar que eles têm alguma responsabilidadepelo sofrimento de seus filhos.


Principais Motivos pelos quais os pais procuram Clínicas Infantil

- Dificuldade de aprendizagem
- Pesadelos
- Distúrbios alimentares
- Enurese (xixi na cama)
- Agressividade 
- Hiperatividade.
- Bullying
- Separação de Pais
- Insegurança
- Isolamento
- Timidez

Benefícios da Psicologia Infantil
A criança passa a comunicar-se através do brincar comsuas dificuldades emocionais, apresentando melhorias significativas em casa e na escola. Além disso, caso a criança permaneça no atendimento com o psicólogo o tempo necessário, terá maiores chances de se tornar um adolescente e, posteriormente, um adulto mais consciente de si e de seus próprios sentimentos e emoções. Assim como no atendimento de jovens e adultos, no infantil o profissional irá lheacompanhar e ajudar a encontrar novos caminhos ou dar um novo significado aos já existentes, tendo como objetivo a felicidade e o bem estar pessoal da criança.

Como é realizada a psicoterapia infantil

O início da psicoterapia, o psicólogo realiza entrevistas iniciais com os pais para reunir informações sobre a história da criança e da família. Além disso, ao longo da terapia infantil, sãorealizados encontros periódicos com os pais. Após uma entrevista com os pais da criança, no qual verifica-se eventuais traumas ou dificuldades vivenciadas pela família, O trabalho do  psicólogo infantil inclui visitas a escolas e outros locais de convivência da criança para compreender de forma vasta suas vivências.
Durante a psicoterapia o psicólogo utiliza recursos lúdicos (Ludoterapia) paracompreender os sentimentos, angústias e fantasias que a criança expressa através das brincadeiras. 
O profissional capacitado na área de psicologia, entende a forma como a criança se expressa,  expões seus sentimentos e, estabelece o período de tratamento que julgar necessário.

Como são realizadas as Consultas de Avaliação
A Avaliação Psicológica permite fornecer um diagnóstico psicológico e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A clinica e a criança
  • Psicologia clinica
  • Psicologia clinica
  • Psicologia clínica:
  • Psicologia Clinica
  • A PSICOLOGIA CLINICA
  • Psicologia clínica
  • Psicologia clínica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!